2 - os três primeiros períodos do texto apresentado no anúncio utilizam a mesma estrutura sintática do ponto de vista da transitividade verbal como se classifica o verbo utilizado nesses períodos? A) considerando essa transitividade verbal transcreva no caderno os complementos desse verbo em cada um desses períodos.
3 - os periodos analisados na questao anterior inspiram-se na estrutura e no estilo de um gênero discursivo específico que gênero é esse?
A) as afirmações apresentadas nesses períodos e sua organização sintática contribuem para que o leitor associe o texto do anúncio a esse gênero discursivo? justifique
B) último período do texto diferencia-se dos anteriores Que tipo de informação ele traz?
4 - Qual é o objetivo desse texto publicitário?
A) esse objetivo é reforçada pelo slogan "pratique x**" referindo-se a marca do carro de que maneira o último período do texto contribui para que ele seja atingido?
Respostas
2. O verbo utilizado nesses períodos se classifica como transitivo direto e indireto, pois rege dois complementos: um direto (sem iniciar por preposição) e um indireto, introduzido por preposição (no caso, a preposição "para").
a) Os complementos desse verbo em cada um desses períodos são:
"Minha empresa" (objeto direto); "para minha família" (objeto indireto);
"Meu sítio" (objeto direto); "para o meu afilhado" (objeto indireto);
"Minha coleção de relógios" (objeto direto) "para o meu neto" (objeto indireto).
3. Os períodos analisados inspiram-se na estrutura e no estilo do gênero testamento, pois apresenta uma lista de coisas deixadas para parentes.
a) Sim, pois as frases indicam quais bens serão deixados e para quem, simulando um testamento.
b) O último período informa que um dos bens não será deixado a ninguém, mas ficará com o autor ("o tubo que surfei em Noronha, esse ficará comigo").
4. O objetivo desse texto publicitário é promover a marca de carro anunciada pela associação dessa marca com a ideia de vida livre e cheia de aventuras.
a) O último período contribui para a associação de que adquirir essa marca de carro também significa a possibilidade de uma vida repleta de liberdade e aventuras, como o tubo surfado pelo autor do texto em Noronha