FS Anterior Próximo Desafio Um relatório assinado por Wardle e Derakhashan (2017), e mencionado na tese de Taís Seibt (2019), oferece um conjunto de 34 sugestões para que se possa enfrentar a onda de desinformação na sociedade contemporânea. Uma das sugestões é que sejam desenvolvidas ferramentas para a verificação de fatos, outra é que haja investimentos em letrametno digital, uma forma de capacitar leitores para o consumo e compartilhamento mais consciente de informações nas redes sociais. Além do trabalho de agências especializadas na prática de fact-checking, veículos de comumicação têm começado a desenlvolver seus próprios projetos, numa tentantiva de contribuir para a qualidade das informações e para promover uma valorização do jornalismo.  Assim, você deve apresentar um projeto que contenha: a) Período em que será feita a checagem. b) Critérios para escolha do material a ser checado. c) Metodologia usada, de preferência com um passo a passo do processo. d) Sugestão de material que possa ser compartilhado com o público no sentido de ajudar a identificar fake news.
Respostas
a) O projeto de checagem será realizado nos dois meses anteriores ao período eleitoral. Serão produzidos materiais diários, que serão publicados no blog do projeto (será criado especificamente para essa finalidade) em formato de texto e áudio.
b) Por não contar com uma equipe muito grande (serão dois repórteres fixos e mais alguns eventuais), o trabalho não irá cobrir todos os candidatos, limitando-se aos candidatos à presidência da República. Será escolhida uma declaração de cada um deles para que seja feita a checagem. A escolha levará em consideração os seguintes critérios:
- Deve ser uma frase que contenha uma afirmação que envolva dados que possam ser verificados (resultados de pesquisas, declarações públicadas anteriores, afirmações de pesquisadores, etc.).
- Deve ser uma afirmação que tenha flagrante interesse público. Por exemplo, caso um candidato diga que no seu governo vai dobrar o investimento em saúde já a partir do primeiro dia de seu mandato.
c) O processo de checagem seguirá as recomendações do IFCN e terá os seguintes passos: 1) seleção da informação ou declaração; 2) busca pela informação na fonte citada pelo candidato; 3) busca da mesma informação em outras fontes confiáveis (oficiais ou especialistas); 4) análise de um especialista que não seja ligado a partido político ou que seja detentor de cargo público; 5) produção da matéria com atribuição de um selo (pode usar os modelos existentes em outras agências para inspiração); 6) divulgação, junto com o texto da verificação, das fontes de informação consultadas e do modo como chega-se à conclusão.
d) Para contribuir com o letramento digital dos leitores e dos internautas de um modo geral, sugiro elaborar uma cartilha digital, com vídeo animado, em que seja oferecida uma série de informações e procedimentos para que ele possa identificar notícias falsas e, ainda, o que ele pode fazer para colaborar com o combate à desinformação nas redes sociais.