• Matéria: Biologia
  • Autor: gustavoojose2021
  • Perguntado 3 anos atrás

Os transportes de membrana são ferramentas importantes para o controle vital da célula. Por meio deles, são reguladas as substâncias que podem entrar na célula, nas quantidades corretas, e que serão capazes de alterar seu metabolismo. Além disso, servem para excreção celular, jogando para fora agentes/substâncias que não são produtivas à célula, evitando até mesmo sua morte. Assim, conclui-se que esse processo de transporte de membrana garante o funcionamento da célula e, consequentemente, sua manutenção. Ademais, pensando enquanto unidade morfofuncional, também é possível refletir nas demais organelas celulares trabalhando em conjunto para manutenção metabólica celular. Trata-se de um trabalho conjunto capaz de gerir a entrada, a metabolização e, quando necessária, a saída de substâncias ou agentes celulares. Com base no que foi exposto, imagine que você é professor e, em sala de aula, irá abordar o tema junto aos seus alunos. Explique como as células fariam para "se livrar" de um grão de areia presente no meio externo à célula do organismo humano que possíveis organelas poderiam ser ativadas e quais são suas funções.

Respostas

respondido por: Rafareispeniche2356
0

Resposta:

desculpe essa dai eu não

respondido por: RodolfSoares
0

Resposta:

Inicialmente, a célula começaria um processo de fagocitose e, nesse caso, o transporte de membrana utilizado para combater esse agente (grão de areia) é o transporte ativo, pois trata-se de uma partícula (molécula não solúvel) que se encontra do lado de fora da célula.  

Após encapsular essas partículas, algumas enzimas poderiam ser produzidas no sentido de tentar neutralizar esses agentes com a ajuda dos lisossomos presentes no complexo de Golgi, por exemplo. As mitocôndrias aumentariam sua função promovendo energia para que a célula combatesse ou expulsasse esse agente da célula.

Assim, em amplo funcionamento, a célula poderia iniciar um processo de exocitose, um processo de transporte de membrana ativo, para expulsar esse agente para fora da célula e, consequentemente, levá-lo para fora do organismo.  

Na pior das hipóteses, se a célula não conseguir se livrar desse agente danoso, poderá ocorrer a morte celular por autólise, um processo de destruição de tecido vivo ou morto por enzimas e células do próprio organismo, uma espécie de autodigestão.

Explicação:

Perguntas similares