6)A República Romana foi marcada por diferentes conflitos sociais, que provocaram sua queda
em 27 a.C. Sobre esses conflitos, leia as afirmativas e identifique a opção correta. Depois,
justifique no caderno o erro das afirmativas incorretas.
I.o crescimento das desigualdades sociais e do empobrecimento de grande parcela da pulação romana, provocado pela expansão territorial, estava entre as principais causas das
revoltas populares em Roma.
II. Alguns políticos tentaram criar medidas para diminuir as desigualdades sociais e aliviar osconflitos em Roma. Exemplo disso foram as propostas de Tibério e Caio Graco. Porém, ambos foram assassinados e suas propostas não se concretizaram.
III. As tensões sociais em Roma sempre envolveram patricios e plebeus, já que essas eram as
duas classes sociais mais importantes da sociedade.
IV. Para controlar os plebeus, os patrícios concordaram em ceder seus poderes politicos aos
generais romanos, resultando na coroação de Júlio César como imperador de Roma. A
partir de então, apenas os generais ocuparam o poder politico em Roma.
a) Apenas a afirmativa Il está correta.
d) As afirmativas lellestão corretas.
b) Apenas a afirmativa III está correta.
e) As afirmativas III e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
Respostas
Letra "D", as afirmativas I e II estão corretas.
O motivo da afirmativa III está errada é, pois, na República, as guerras de expansão eram muito comuns, e quanto mais guerras vencidas, mais escravos e despojos de guerras são adquiridos. Ao longo da história romana, houve muitas revoltas com escravos, a mais famosa delas é a de Spartacus, um escravo trácio que se voltou contra seus senhores, e, consequentemente, trouxe instabilidade à República. Inclusive, Júlio César viu essa revolta.
A opção IV está errada porquê, os patrícios não cederam os poderes para os generais. Antigamente as legiões juravam lealdade para Roma, mas, ao longo do tempo, eles começaram a jurar lealdade aos seus legatus, general da legião, que em suas conquistas alcançavam muita glória e respeito de seus legionários, os quais os seguiam até o fim. Com isso, haviam muitas guerras civis entre os generais, graças ao juramento para os generais. Júlio César foi um desses generais, mas ele não foi imperador de Roma, ele foi consagrado como um ditador perpétuo, previsto na constituição de Roma, mas foi assassinado. A revolta popular e instabilidade foi muito grande, então, eles declaram Otávio Augusto como o primeiro Imperador de Roma, trazendo o fim da República.