• Matéria: Pedagogia
  • Autor: nilmarasilvasousa
  • Perguntado 3 anos atrás

Na Idade Média, o pensamento geográfico foi influenciado pelos problemas culturais atrelados ao poder que caracterizava a Igreja Medieval. Sobre o pensamento geográfico na Idade Média, analise as seguintes afirmativas:

Os monges e os sacerdotes da Igreja procuravam desenvolver a fé, sobretudo quando ameaçada pela expansão muçulmana, bem como procuravam adaptar as ideias e concepções aos ensinamentos bíblicos.

A cartografia antiga sofreu reformulações principalmente com as navegações que permitiram a elaboração de mapas detalhando as rotas marítimas.

Muitas das informações tidas como verdades foram questionadas pela igreja a exemplo da esfericidade da Terra e a distribuição das terras e das águas na superfície da Terra.

As navegações aéreas instigaram a preocupação com o fenômeno das marés e questionava-se também a existência do relevo subtropical.

Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas I, II e III estão corretas.
B
Somente a afirmativa I está correta.
C
Somente a afirmativa IV está correta.
D
As afirmativas I, II e IV estão corretas


nilmarasilvasousa: A
As afirmativas I, II e III estão corretas.

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

A geografia da idade média se difere dos dias de hoje, naquele período, vimos uma ascensão das políticas mercantilistas e da busca pelo desenvolvimento comercial das nações europeias, incluindo a igreja que controlava o Estado. A partir dessa ideia, as alternativas corretas são: I, II e III.

O erro apresentado na alternativa IV se mostra nas navegações aéreas, que não instigaram a preocupação com os fenômenos apresentados.

Nessa fase as viagens marítimas não possuíam um sistema de rotas 100% exato, consequentemente os navegadores não tinham certeza dos fenômenos naturais que cada território descoberto iria possuir.

Perguntas similares