1. No contexto do jogo de forças entre os Estados Unidos da América e a China (interesses geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos), assinale a alternativa incorreta a esse respeito: *
A) Durante a presidência dos Estados Unidos da América sob o comando de Donald Trump, a China foi identificada não só como competidora, mas também como a principal adversária econômica, política e militar que deveria ser tratada com firmeza.
B) Na disputa cada vez mais aberta e ferrenha pela hegemonia mundial, os Estados Unidos não poderiam ficar para trás: criaram, eles também, um banco especialmente para financiar projetos em países com menos recursos; Banco de Financiamento de Desenvolvimento (DFC, na sigla em inglês).
C) A China deseja manter “relações amistosas” e de cooperação com o Talebã no Afeganistão. Nessa perspectiva, há interesses econômicos como a exploração de cobre, o temor de Pequim em relação aos grupos islâmicos na província em Xinjiang e, ainda, o interesse chinês de fazer um contrapeso aos EUA na região.
D) Na briga por influência EUA X China, dentre os países da América Latina, apenas o Brasil não vem colhendo frutos dessa disputa. Contudo, o Paraguai, é o segundo maior receptor de investimentos em infraestrutura e energia vindos da China. Entre os projetos está a concessão da ponte Salvador-Itaparica, uma obra de 7,7 bilhões de reais que será tocada pela construtora chinesa CCCC.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
A
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás