A arbitragem é regulada pela Lei nº 9.307/96, que dispõe: “As pessoas capazes de contratar poderão valer-se da arbitragem para dirimir litígios relativos a direitos patrimoniais disponíveis.” BRASIL. Lei n°. 9.307, de 23 de setembro de 1996. Disponível em: . Acesso em: 17.mai.2020.
Determinado empregador, depois de ser acionado em muitas demandas trabalhistas, decidiu que os novos colaboradores fossem contratados por meio de contrato de trabalho com cláusula compromissória de arbitragem. Buscou o empregador excluir o Poder Judiciário dos eventuais conflitos trabalhistas com seus empregados.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir.
I. A cláusula compromissória de arbitragem somente poder ser estabelecida se houver iniciativa do empregado ou mediante sua concordância expressa.
II. A cláusula compromissória de arbitragem somente poderá se pactuada para empregados com remuneração superior a uma vez o limite máximo estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social.
III. A cláusula compromissória de arbitragem é vedada para as relações de trabalho, sendo insubstituível a participação do Poder Judiciário Trabalhista para a apreciação dos direitos trabalhistas individuais.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.II e III, apenas
b.I, apenas.
c.I e III, apenas.
d.I, II e III.
e.I e II, apenas.
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
Apenas i está correta
Explicação:
vide art. 507A da CLT
respondido por:
7
Resposta:
APENAS A I ESTA CORRETA
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás