• Matéria: História
  • Autor: silmaratorinho14
  • Perguntado 3 anos atrás

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os exércitos das duas potências vencedoras da guerra, os Estados Unidos e a União Soviética, ocuparam a Europa. O poder das duas nações era infinitamente superior ao dos demais países do mundo, de modo que rapidamente foi criado um sistema mundial polarizado, centrado nas duas grandes potências mundiais. Cada potência desenvolveu suas táticas na disputa. O quadro a seguir traz algumas dessas estratégias adotadas pelas potências. Complete o quadro respondendo qual era a especificação de cada estratégia e qual das potências a apoiava.

Anexos:

Respostas

respondido por: priscilasm2
47

Plano Marshal: trata-se de um plano econômico, de auxílio financeiro oferecido pelos Estados Unidos para alguns país europeus devastados pela 2ª Guerra Mundial.

Comecon: plano que visava a integração econômica dos países do leste europeu, envolvendo a antiga União Soviética, atual Rússia. Eram conhecidas por serem uma economia socialista.

Bloqueio: Ocorreu quando a antiga União Soviética interceptou e proibiu o acesso ferroviário, em hidrovias e rodovias da antiga Alemanha Ocidental para realizar o controle do local.

Divisão da Alemanha: divisão ocorrida após a Segunda Guerra Mundial, onde a parte oriental era dominada pela União Soviética e tinha economia socialista e a parte ocidental era de domínio dos EUA, capitalista.

Otan: organização militar formada pelos Estados Unidos no período de Guerra Fria no intuito de conter alguma política imperialista da União Soviética.

Pacto de Varsóvia: em contrapartida a Otan, a União Soviética criou esta organização militar para conter avanços do sistema capitalista.

Bons estudos!

Perguntas similares