O ato de se alimentar vai muito além da gustação. Podemos dizer que ele estimula os nossos cinco principais sentidos. Dê um exemplo de como cada um deles está envolvido neste ato.
Respostas
Resposta:
A degustação aciona um mecanismo sensorial complexo, resultado da interação entre as percepções dos sentidos. Desvendar as características e influências de cada um é essencial para a indústria desenvolver produtos que estimulem as melhores sensações.
Explicação:
Visão – as primeiras impressões de uma alimentação
É um dos sentidos mais importantes dentro da análise sensorial, pois é através dela que são obtidas as primeiras impressões dos produtos quanto à cor, tamanho, formato, brilho, opacidade, consistência/espessura, grau de efervescência, integridade, defeitos, granulometria e outros atributos referentes à expectativa da textura.
Olfato – a percepção do odor e do aroma
O olfato é um dos sentidos químicos; o outro é o paladar. “Embora pensemos nos dois sistemas sensoriais como separados e distintos, ambos estão intimamente ligados”, explica Angelita Corrêa Scardua, doutora em psicologia social pela USP e especialista em felicidade.
Odor é diferente de aroma!
“O odor é uma propriedade sensorial perceptível pelo órgão olfativo quando certas substâncias voláteis são aspiradas e, o aroma, como uma propriedade sensorial perceptível pelo órgão olfativo via retronasal durante a degustação.”
Memória afetiva
O olfato exerce um papel fundamental nos processos de interação sócio-afetiva entre seres humanos. Os bebês com menos de uma semana de idade, por exemplo, podem distinguir entre o cheiro da própria mãe e o de estranhos.
Audição – o efeito da sonoridade produzida pelo produto
Este sentido produz informações durante a mordida, a mastigação ou também durante a manipulação do produto, complementando a percepção da textura e fazendo parte da satisfação em comer.