Qual a diferença entre tração mecânica e choque mecânico? Qual tecido (conjuntivo ou adiposo) se presta melhor para cada processo?
Respostas
A principal diferença entre a tração e o choque mecânico é que a primeira se trata da força que puxa e "estica" uma corda, por exemplo, enquanto a segunda é a força da abrasão e o encontro entre dois corpos com massa. Sabendo disso, as fibras do tecido conjuntivo são especializadas para a tração e o tecido adiposo resiste melhor ao choque mecânico.
O tecido conjuntivo é formado por diversas fibras e está presente em estruturas do corpo como os tendões e as cartilagens. Tais estruturas são muito resistentes à tração mecânica devido à capacidade que essas fibras possuem de tracionarem, permitindo assim a movimentação do sistema esquelético.
Já o tecido adiposo possui inúmeras funções, como reserva energética e isolamento térmico. Entretanto, as células adiposas que formam esses tecidos conseguem armazenar gordura, o que faz com que os impactos de um choque mecânico sejam amortecidos.