A educação em saúde tem por objetivo realizar a integração entre os saberes populares e científicos para tornar o indivíduo um sujeito ativo e responsável sobre seus cuidados de saúde. Partindo do pressuposto de que a população deverá ter espaço para a reflexão crítica que valorize coletivamente as formas de aprendizado, os grupos de educação em saúde são um importante instrumento para que o profissional de enfermagem consiga realizar essas práticas. O Ministério da Saúde preconiza as ações em alguns tipos de programas previamente instalados, como o HiperDia. Esse sistema foi criado para o cadastramento e acompanhamento dos hipertensos e diabéticos, visando a uma melhor qualidade de vida. Descrição da imagem não disponível Sendo assim, questiona-se: 1) Qual é o enfoque, o objetivo e as intervenções que poderão ser executadas em conjunto pelo enfermeiro e pelos participantes nas ações desse grupo? 2) Quais tipos de atividades poderão ser efetuadas para que as propostas abordadas sejam melhor fixadas pelos pacientes? 3) Quais contribuições para a vida dos pacientes essas ações poderão trazer?
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperado
A hipertensão e o diabetes mellitus são doenças crônicas que podem gerar complicações se não tratadas adequadamente, como vasculopatias, infartos encefálicos e do miocárdio.
1) A realização de grupos do Programa HiperDia para atendimento aos pacientes que tenham essas patologias tem como enfoque a prevenção de complicações por meio da promoção, por parte do enfermeiro, de melhorias da qualidade de vida, com acompanhamento e planejamento de intervenções que busquem esse objetivo.
2) As atividades que poderão ser realizadas promovendo a difusão do conhecimento técnico e a troca de relatos de experiências são: palestras educativas, uso de panfletos, imagens em murais, realização de discussões em grupo, dinâmicas de grupo. Por meio dessas atividades é possível promover a troca de relatos e experiências entre todos, de forma a promover a confiança dos usuários na equipe de enfermagem atuante.
3) As ações realizadas por meio de palestras educativas, grupos ou orientações individuais geram maior adesão ao tratamento, pois explicam e esclarecem para os pacientes questões sobre a importância da prevenção e do controle dessas doenças com a manutenção correta dos tratamentos e mudança de hábitos nocivos à saúde. Além disso, essas atividades contribuem para, em conjunto com a adesão ao tratamento, melhor autonomia do paciente com seus cuidados a partir do momento em que se gera um espaço para que ele possa se expressar e tenha suas dúvidas e queixas ouvidas. Com isso, tem-se uma interferência positiva nas condições de saúde do indivíduo e uma melhoria da qualidade de vida dessa população.
Ao se considerar sobre grupos em saúde, as informações para as questões são as seguintes:
- 1) Possuem enfoque na prevenção de complicações da hipertensão e diabetes com orientações para melhoria dos hábitos de vida;
- 2) As atividades incluem palestras, ações práticas, distribuição de materiais educativos, discussões e dinâmicas em grupo;
- 3) Proporcionam contribuições como melhor entendimento da doença, maior adesão ao tratamento e autonomia quanto ao cuidado.
Principais informações sobre grupos de saúde em geral
Os grupos em saúde consistem, na dinâmica de atividade da atenção primária, em uma estratégia de sucesso por permitir a disseminação de informações de maneira adequada para os portadores de agravos crônicos variados.
Um dos mais comuns são os grupos de hipertensos e diabéticos, os quais são relacionados a doenças que podem levar a complicações e até mesmo à morte quando não tratadas de maneira adequada com mudança de hábitos de vida.
De forma determinada, quando se consideram os grupos HIPERDIA, existem alguns pontos que incluem:
- Enfoque na prevenção de complicações com o acompanhamento e planejamento das melhores intervenções mantendo a conferência em cada paciente;
- Promoção, através do grupo em saúde, de informações técnicas sobre hipertensão e diabetes bem como a troca de relatos de experiências aumentando a aceitação de todos;
- Oferta de esclarecimentos, orientações e detalhamento sobre hipertensão e diabetes reforçando a importância de manter o tratamento em dia para o devido controle das doenças;
- Alcance da mudança de hábitos inadequados para quem vive com estas doenças crônicas promovendo autonomia no cuidado do paciente.
Para saber mais sobre atividades de educação em saúde: https://brainly.com.br/tarefa/23630391
#SPJ2