As muitas faces das capas de revista
A capa das revistas tem como uma de suas funções atrair o leitor, para que, quando ele for a uma banca de revistas, compre determinada revista entre tantas que ali estão à sua disposição.
Fazer uma boa capa não é uma tarefa fácil! Sabe por quê? As capas inteligentes consagram uma boa publicação e marcam a identidade da revista. Veja, por exemplo, porque ela tem uma identidade visual. As capas também são feitas, em ocasiões especiais, para marcar a abordagem de um assunto importante e histórico. Observe a capa ao lado:
Conversando e construindo
01. Observe apenas a disposição das imagens expostas na capa e o jogo das cores. Que informações eles transmitem?
02.A chamada de capa é um texto breve, preciso, com as letras dispostas e grafadas de forma a causar impacto, com a função de atrair a atenção do leitor e fazê-lo comprar a revista. Cite-a e comente as suas informações.
03.Que palavras foram usadas na chamada para marcar a gravidade da situação?
04.Que outras informações da capa da revista dão pista ao leitor sobre o conteúdo da reportagem principal?
05.De acordo com as informações da capa, o que o leitor espera encontrar na reportagem?
06.Por que os editores de Veja criaram essa capa e escolheram esse assunto para ser destaque na revista?
Respostas
Resposta:
1) A capa mostra as torres gêmeas cobertas com a bandeira dos Estados Unidos, transmitindo a informação sobre o ataque do 11 de setembro.
2) A chamada “O mundo nunca mais foi o mesmo” mostra os impactos que o ataque às torres gêmeas causaram em todo o mundo.
3) As palavras usadas para mostrar a gravidade da situação foram “nunca mais”.
4) Outras informações que dão pistas sobre o conteúdo, além da imagem das torres gêmeas, a bandeira dos Estados Unidos, são a chamada de capa e a data marcante do dia do ataque: 11 de setembro de 2001.
5) De acordo com as informações da capa, o leitor espera encontrar uma reportagem sobre o ataque, falando sobre como ocorreu e, talvez, trazendo depoimentos de sobreviventes ou familiares das vítimas.
6) Para recordar esse dia triste, marcante e que impactou o mundo.
Explicação: