O governo de vargas durante o Estado Novo teve um caráter contraditório. Politicamente, caracterizou-se como uma ditadura, mas tinha grande aprovação popular. Explique essa contradição utilizando o conceito de trabalhismo.
Respostas
Resposta:
Essa grande contradição está relacionada ao conceito de “trabalhismo”, tendo sido Getúlio Vargas o responsável por promover a consolidação das leis sociais do trabalho e pela criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Podemos citar que uma das principais medidas tomadas por Getúlio Vargas foi a Constituição de 1931, que fechou o congresso do país.
1. As principais medidas econômicas implementadas por Vargas foram as seguintes: elaboração da nova constituição e eleições indiretas. Getúlio Vargas foi o presidente que governou o Brasil pelo maior período, por dois mandados. A era Vargas caracteriza-se pela instalação da fase da ditadura, chamada de Estado Novo. Seus dois mandatos foram marcados pela criação de estatais e leis trabalhistas.
2. Em 1937, Vargas decreta o Estado Novo. Em 1943 são consolidadas as leis sociais do trabalho que vinham sendo promulgadas desde 1930 com a criação do Ministério do Trabalho: CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Também neste período os sindicatos são estimulados.
3. Elaborar uma nova constituição, supressão de todos os partidos políticos, substituição de governadores por interventores, intervenção do Estado no campo político, econômico e social, eleições indiretas, pena de morte, corporativismo substituindo o sindicato, fim dos direitos individuais e greves, mandato presidencial por 6 anos e conselho nacional em lugar do senado