Nos anos de 1970, o presidente Médici declarou que “o Brasil é um país rico, mas o povo é pobre”. Observe o gráfico abaixo, que mostra a evolução do índice do Produto Interno Bruto (PIB) por habitante e a do índice do salário mínimo real, entre 1940 e 1984 (base 100 = 1940): De acordo com o gráfico, o que podemos concluir? *
1 ponto
a) Durante o Regime Populista (1945-1964), o PIB por habitante cresceu na mesma proporção que o salário mínimo real.
b) No Regime Militar (1964-1985), o PIB por habitante foi duplicado, enquanto o salário mínimo real se manteve estável.
c) Durante o Regime Militar (1964-1985), o PIB por habitante cresceu acima de três vezes em relação a 1940, enquanto o salário mínimo caiu para menos da metade do valor de 1955.
d) Foi durante os regimes populista e militar que os índices, respectivamente, de maior alta do PIB por habitante e de maior baixa do salário mínimo real foram atingidos.
Anexos:
Respostas
respondido por:
0
O Regime Militar marcou uma época de grande desenvolvimento econômico, mas de empobrecimento da população, isso porque o PIB por habitante aumentou, mas o poder de compra das pessoas diminui, e muito (alternativa C).
Vivemos ainda em uma época em que o salário das pessoas não acompanha o desenvolvimento econômico na mesma proporção, isso gera problemas de desigualdade social, já que os ricos enriquecem em proporções bem maiores.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás