Respostas
Resposta: Alta Idade Média é o período inicial da Idade Média ocorrido entre os séculos V e X. O que deu início a ela foi a desagregação do Império Romano do Ocidente, evento que aconteceu oficialmente em 476, quando o último rei romano foi destituído.
A Alta Idade Média promoveu grandes transformações na Europa Ocidental devido à desagregação do Império Romano e ao estabelecimento dos povos germânicos. Isso deu origem a novas formas de organização social, política e econômica. O período da Alta Idade Média vincula-se à formação do feudalismo.
A periodização histórica é uma criação de historiadores modernos, que determinaram a divisão da Idade Média em Alta Idade Média e Baixa Idade Média (séculos XI-XV).
Importante considerarmos que o marco utilizado pelos historiadores para determinar o início da Idade Média — a destituição de Rômulo Augusto do trono romano, em 476 — não é algo engessado. Sendo assim, esse evento é apenas utilizado pelos historiadores como um ponto de partida para certas mudanças estruturais na Europa.
Essas mudanças estão ligadas ao fim do Império Romano na Europa Ocidental e ao estabelecimento dos germânicos nesse território. Para entendermos isso, precisamos retornar alguns séculos na história romana. A partir do século III, iniciou-se o que ficou conhecido como “crise do século III”, acontecimento que deu início à queda de Roma.
O declínio romano não é um acontecimento motivado por apenas uma razão, mas sim por uma série de fatores. Havia, em Roma, crise política, crise econômica, crise social e guerra. Todos esses fatores enfraqueceram o império de tal maneira que ele foi deixando de existir a partir do século V.
Explicação: Política, politicamente, a influência da cultura germânica foi muito presente, a começar pela forma como essa população organizava-se. Tratava-se de reinos, liderados por um rei que, geralmente, era o chefe militar.
Essa estrutura de poder era típica dos povos germânicos, e o historiador Jacques Le Goff afirma que ela era detestada pelos romanos. Le Goff também sugere que as leis que surgiram na Europa após o fim do Império Romano eram baseadas em códigos da tradição germânica|4|.
Na Alta Idade Média, estabeleceu-se uma aliança entre o poder secular e o poder eclesiástico. A Igreja Católica consolidou-se como instituição religiosa, e, aos poucos, seu poder econômico permitiu-lhe interferir no poder secular. Assim, muitos dos reinos germânicos que surgiram — o caso mais simbólico é o dos francos — procuraram respaldo e legitimidade para seu poder na Igreja Católica.
Por fim, vale destacar que, na Alta Idade Média, estabeleceu-se uma relação de poder que foi uma das grandes marcas da Idade Média: a vassalagem. Isso aconteceu porque, na Alta Idade Média, o rei era uma figura frágil e que só garantia sua posição de poder com o apoio de outros nobres/chefes militares.
Para isso surgiu essa relação de fidelidade entre rei e nobre, na qual o rei (suserano) demandava a fidelidade de seu nobre (vassalo). Em troca, o suserano fornecia uma terra e os direitos e privilégios de exploração a seu vassalo, que, por sua vez, devia auxiliá-lo na governança e fornecer suas tropas quando necessário.
(Espero ter ajudado).