O setor de vendas no comércio eletrônico enfrenta algumas dificuldades; entre elas está a interpretação errada de informações contidas no site da loja virtual por parte dos clientes.
Veja a seguir a situação ocorrida na loja virtual da empresa Magazine Martins durante os períodos de Black Friday e Natal.
Com base na situação apresentada, você considera correto a empresa se pronunciar e responder a publicação do cliente na rede social? Justifique sua resposta.
Respostas
Explicação:
Não, apenas ignorar e seguir adiante para evitar que isso ocorra novamente e mudar o local ou a fonte da informação de prazo da entrega no site de maneira que fique mais explicito para o consumidor esta vendo, muitas vezes com simples pedido de desculpas pode desarmar a vontade do cliente de espalhar a reclamação com um simples pedido de desculpas, e depois um ato de boa fé como uma simples recompensa, uma lembrança ou pequeno desconto, afinal sua loja não vai a falência por um simples ato de desculpa, mesmo que o cliente esteja em algum ponto errado, afinal eu quero ganhar mais clientes não afastar potencias futuros.
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Como a empresa informou corretamente o prazo de entrega dos seus produtos durante o ato da compra, neste caso, a falta de leitura do cliente foi o que originou e resultou em todo o problema apresentado, o que é muito comum acontecer. Situações como essa são comuns em função da falha de comunicação e da falta de leitura de informações importantes.
Na situação apresentada, a empresa pode se pronunciar de forma sutil e extremamente educada, alegando que está buscando atender à solicitação do pedido do cliente, antes doprazo de entrega previsto, no caso, os 40 dias. Ela pode inserir mensagens colocando-se à disposição, informando sobre a prioridade na excelência no atendimento, na qualidade dos produtos e na satisfação dos clientes como propósitos da existência da empresa. Em hipótese alguma, a empresa deve expor diálogos realizados entre ela e o cliente. É uma atitude antiética que só irá denegrir a imagem da empresa.
A capacidade de prejudicar a imagem e a reputação de uma empresa por meio de uma publicação em rede social como a situação citada se propaga de forma descontrolada. Acontece que muitas pessoas, ao lerem um comentário desagradável, automaticamente criam uma barreira em relação aos serviços da empresa citada. Um cliente insatisfeito consegue divulgar muito mais seu sentimento do que o cliente satisfeito com o atendimento prestado.
Explicação: