Bronislaw Malinowski também ficou conhecido pela caracterização do ritual do KULA. Em 1922, Malinowski publicou os "Argonautas do Pacífico Ocidental" e relatou sua inserção nas Ilhas Trobriand, onde permaneceu 30 meses observando os povos nativos, realizando uma etnografia. Sobre a instituição do Kula e a importância deste para os povos estudados, assinale a alternativa CORRETA:
Respostas
Resposta:
É uma instituição de troca intertribal articulada em torno de leis específicas, movimentando presentes e objetos com sentido mais simbólico do que prática, implicando uma relação moral.
Explicação:
"O kula é uma instituição enorme e complexa de troca intertribal de presentes/objetos que obedecem a leis específicas quanto ao sentido geográfico de suas transações. Nesse sentido, os artigos trocados não têm apenas uma utilidade prática (Malinowski critica a interpretação vigente na época sobre economia primitiva), mas trocam objetos que serão usados em danças cerimoniais e reuniões importantes. Entre as comunidades do kula há um aspecto moral colocado, em que a equivalência da troca de objetos não pode ser questionada por quem recebe, e sim por quem dá. Para eles, a generosidade é sinal de riqueza, e não a acumulação de riquezas, como as joias da rainha da Inglaterra."