Respostas
Resposta:
Para falarmos sobre a influência europeia na cultura brasileira é preciso, primeiramente, fazer um apanhado sobre alguns períodos da história brasileira.
Como sabemos, a história do Brasil com os europeus tem início em 1500, com a chegada dos portugueses em solos brasileiros. Dali em diante, inicia-se um intenso período de colonização e, posteriormente, de imigração.
Durante a colonização, não foram somente os portugueses que desejavam obter um pedaço de solo de uma colônia promissora. Algumas regiões do Brasil sofreram invasões holandesas e até francesas e isso, somado à cultura dos povos originários e africanos, contribuiu para a formação da cultura brasileira.
O século XX também foi marcado pela vinda de europeus para o Brasil, com ondas de imigração vindo principalmente da Itália. A razão disso se encontra no pós-guerra, tanto da Primeira quanto da Segunda Guerra Mundial, pois foram nesses momentos que imigrantes embarcavam rumo ao Brasil para tentar construir uma vida nova.
Podemos dizer, então, que a influência europeia sobre a cultura brasileira tem dois grandes momentos. Em um primeiro momento, temos uma interferência cultural, principalmente portuguesa, forçada. Depois, temos um momento de forte imigração europeia, desta vez incentivada, inclusive, pelos próprios governantes do Brasil.
.
Explicação:
A mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, atualmente falada por virtualmente todos os habitantes do país. ... O catolicismo, profundamente arraigado em Portugal, legou ao Brasil as tradições do calendário religioso, com suas festas e procissões.
A herança mais evidente deixada pelos portugueses é, claro, o nosso idioma, falado em todo o território nacional, apesar das suas variações regionais. Arte, culinária e arquitetura são apenas alguns dos exemplos da forte influência lusitana na formação da cultura brasileira.
O Sul do Brasil foi muito influenciado pelos imigrantes europeus que lá se estabeleceram. ... Durante mais de três séculos, o território brasileiro foi colonizado por Portugal. O número de portugueses que se estabeleceram no Brasil aumentou muito durante o século XVIII.
Durante o período colonial e o Primeiro Império, as valsas, polcas,schotischs e tangos de diversas origens estrangeiras encontraram no Brasil uma forma de expressão peculiar e que, junto com a herança da modinha, viriam a ser a origem do Choro, um gênero que recebeu este nome em virtude de seu caráter plangente.