• Matéria: Sociologia
  • Autor: castrillonlobo
  • Perguntado 3 anos atrás

com base nas discussões sobre desigualdade social faça uma análise da música( Até Quando Esperar Plebe Rude 1985) mínimo 7 linhas ​

Respostas

respondido por: veehfdc2005
0

Resposta:

Os membros da banda, especificamente, são oriundos de famílias abastadas de Brasília. Assim, eles iniciam a composição não isentando-se de tal responsabilidade, dizendo que não são culpados por terem nascido na classe-média, no entanto, independentemente dessa “benção”, eles não podem e nem são indiferentes à pobreza ocasionada principalmente pela má distribuição de renda, por isso fazem a interpelação:

“Não é nossa culpa

Nascemos já com uma bênção

Mas isso não é desculpa

Pela má distribuição”

Já o trecho abaixo traduz as diferenças econômicas em um país com o nosso, onde poucos possuem tanto e muitos pouco possuem. Dessa forma, o Brasil é um país rico, com uma natureza soberba, produtor e exportador de vários produtos agrícolas e gêneros tropicais, mas ainda assim, há muita pobreza, pessoas que passam fome e sequer tem onde morar, como os sem-terra:

“Com tanta riqueza por aí, onde é que está?

Cadê sua fração?

Com tanta riqueza por aí, onde é que está?

Cadê sua fração?

Até quando esperar?”

Interessante ouvir isso nos faz pensar realmente com o lado socialista que muitas vezes deixamos de lado, ignoramos, menosprezamos ou falamos mal, e não percebemos a profundidade disso. Com tanta gente vivendo na pobreza e à margem enquanto uns poucos exploram a mais-valia, cadê a justiça social e o fim da divisão social do trabalho? “Até quando esperar?”.

Explicação:

Perguntas similares