Respostas
Resposta:
Acho que é preciso uma pequena lição de história.
JavaScript foi originalmente denominado Mocha e alterado para Livescript, mas acabou se tornando JavaScript.
É importante observar que o JavaScript veio antes do ECMAscript e o histórico dirá o porquê.
Para começar do início, JavaScript derivou seu nome de Java e inicialmente Brendan Eich (o criador do JS) foi convidado a desenvolver uma linguagem semelhante a Java para a web para Netscape.
Eich, entretanto, decidiu que Java era muito complicado com todas as suas regras e então decidiu criar uma linguagem mais simples que até mesmo um iniciante pudesse codificar. Isso é evidente em coisas como o relaxamento da necessidade de um ponto-e-vírgula.
Depois que a linguagem foi concluída, a equipe de marketing da Netscape solicitou à Sun que permitisse chamá-la de JavaScript como uma manobra de marketing e, portanto, por que a maioria das pessoas que nunca usaram JavaScript pensa que ela está relacionada a Java.
Cerca de um ou dois anos após o lançamento do JavaScript no navegador, o IE da Microsoft pegou a linguagem e começou a fazer suas próprias implementações, como JScript. Ao mesmo tempo, o IE estava dominando o mercado e não muito depois que a Netscape teve de fechar seu projeto.
Antes de o Netscape cair, eles decidiram iniciar um padrão que guiaria o caminho do JavaScript, denominado ECMAScript.
ECMAScript teve alguns lançamentos e em 1999 eles lançaram sua última versão (ECMAScript 3) antes de entrarem em hibernação pelos próximos 10 anos. Durante esses 10 anos, a Microsoft dominou as cenas, mas ao mesmo tempo eles não estavam melhorando seu produto e, portanto, o Firefox nasceu (liderado por Eich) e uma série de outros navegadores como o Chrome, Opera.
ECMAScript lançou sua 5ª edição em 2009 (a 4ª edição foi abandonada) com recursos como o modo estrito. Desde então, o ECMAScript ganhou muito ímpeto e está programado para lançar sua 6ª edição em alguns meses, com as maiores mudanças que já teve até agora.
Você pode usar uma lista de recursos para ECMAScript 6 aqui http://kangax.github.io/es5-compat-table/es6/ e também o suporte do navegador. Você pode até começar a escrever Ecmascript 6 como faria com CoffeeScript e usar um compilador para compilar até Ecmascript 5.
Se ECMAScript é a linguagem e JavaScript é um dialeto é discutível, mas não é importante. Se continuar a pensar assim, você poderá ficar confuso. Não existe um compilador que execute ECMAScript, e acredito que o JavaScript é considerado a linguagem que implementa um padrão chamado ECMAScript.
Existem também outras linguagens perceptíveis que implementam ECMAScript, como ActionScript (usado para Flash)