• Matéria: História
  • Autor: j8ulisuricia
  • Perguntado 9 anos atrás

“Tudo estaria perdido, se o mesmo homem, ou o mesmo corpo de principais, ou de nobres, ou do povo, exercessem os mesmos três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas, e o de julgar os crimes ou as divergências dos particulares.” o contexto europeu dos séculos XVII e XVIII, como você imagina o significado de uma proposta como essa, de tripartição dos poderes?

Respostas

respondido por: lilianesouza2000
57
 poderia dar ensejo a trágicos fins, uma vez que, como todos sabem, o homem se desvirtua ante a concentração e a não limitação de poder a ele outorgado.
respondido por: EduardoPLopes
22

A tripartição dos poderes, para a época, era uma proposta revolucionária, pois acabaria com as bases políticas do Absolutismo, interferindo em todos os aspectos da vida pública na Europa de então.

Por meio dela haveria um corpo político responsável por criar as leis, outro por julgar se elas haviam sido cumpridas ou não e um terceiro responsável por colocar as leis em prática e administrar a máquina pública, criando as bases do que viria a ser a República Liberal,.

Perguntas similares