1. Caracterize o período da Guerra Fria e explique a ligação entre o Plano Marshall e a Doutrina Truman.
2. Identifique as alianças militares que foram criadas. pelos Estados Unidos e pela União Soviética durante a Guerra Fria.
3. Qual foi o símbolo mais significativo do mundo bipolar e das tensões da Guerra Fria? Por que?
4. O que são o Bird e o FMI? Explique o papel dessas instituições no período pós-Segunda Guerra Mundial.
Respostas
1.
A Guerra Fria foi um período de aproximadamente meio século (1945-91) em que as superpotências rivais EUA e URSS, juntamente com seus respectivos aliados, disputavam a supremacia política, econômica e ideológica do mundo. O Plano Marshall e a Doutrina Truman foram, neste sentido, armas do EUA na disputa.
Iniciando-se em 1947, a Doutrina Truman consistia em um conjunto de medidas políticas-militares que objetivavam maiores intervenções norte-americanas para impedir o avanço do comunismo. Por sua vez, o Plano Marshall visava assistir economicamente países europeus na pós-Segunda Guerra Mundial para que estes não
2.
A Guerra Fria é a denominação utilizada para se referir ao momento histórico compreendido entre o fim da Segunda Guerra Mundial (1991) e a extinção da União Soviética (1991). Esse período foi marcado por disputas ideológicas entre os Estados Unidos e a União Soviética, que polarizaram as relações internacionais.
O conflito foi uma disputa entre o capitalismo, representado pelos Estados Unidos, que patrocinou regimes ditatoriais na América Latina; e o socialismo totalitário, defendido pela União Soviética (URSS), que suprimiu a propriedade privada.
3.
Quanto ao muro de Berlim, ele foi o símbolo da Guerra Fria, que dividia Berlim Ocidental (capitalista) de Berlim Oriental (socialista), sua queda em 1989 foi considerada por alguns o marco do fim da guerra fria, já para outros a fim foi em 1991, com o fim da URSS.
4.
Juntamente com suas instituições afiliadas, o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), pertencente ao Banco Mundial, tornou-se o principal órgão de financiamento dos chamados países em desenvolvimento. Já o FMI ficou responsável pela estabilidade do câmbio e manutenção dos acordos monetários.