• Matéria: Saúde
  • Autor: GUNMASTER
  • Perguntado 3 anos atrás

qual importância das instituições públicas para a criação de vacinas?

Respostas

respondido por: ageujhosep
1

Resposta:

Na última sexta (08), dois pedidos de aprovação emergencial de vacinas contra o novo coronavírus foram feitos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O primeiro foi do Instituto Butantan, que solicitou a aprovação do uso da CoronaVac; a segunda solicitação partiu da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que fez o pedido de uso emergencial de 2 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório Astrazeneca.

Embora o Ministério da Saúde já tenha anunciado a assinatura do contrato para aquisição de até 100 milhões de doses do Coronavac em 2021, com a informação de que a vacinação ocorrerá de forma simultânea em todo o país, ainda não foi estabelecida uma data para início da aplicação das vacinas. A morosidade no processo agrava ainda mais a situação nacional que já superou o número de 200 mil mortes e vê a segunda onda de contaminação ganhar ainda mais força após os festejos de final de ano que não respeitaram as medidas sanitárias de segurança em todo o país.

Diante da onda negacionista que varreu o país nos últimos anos, o desenvolvimento de uma vacina em parceria com uma instituição pública brasileira, por via de esforços dos cientistas nacionais, representa um importante capítulo na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos investimentos para preservação das instituições públicas. Tanto o Instituto Butantan, que é vinculado à Universidade de São Paulo (USP), quanto a Fiocruz, são instituições que desenvolvem pesquisas de excelência mesmo com as constantes tentativas de destruição por meio de cortes orçamentários que comprometem o funcionamento de ambas.


ageujhosep: melhor resposta
Perguntas similares