O conceito de saúde reflete a conjuntura social, econômica, política e cultural. Ou seja: saúde não representa a mesma coisa para todas as pessoas, depende da época, do lugar, da classe social, dos valores individuais e concepções científicas, religiosas, filosóficas. Muitas explicações para o conceito de saúde foram dadas ao longo dos tempos. Referente a estas explicações para o conceito de saúde, podemos afirmar que:
ALTERNATIVAS
A medicina grega partia do princípio de que a doença resultava da ação de forças alheias ao organismo, que neste se introduzem por causa do pecado ou de maldição.
Na idade média as doenças eram provocadas por agentes externos ao organismo e se os processos que ocorrem no corpo humano são químicos, os melhores remédios para expulsar a doença seriam também químicos, e passou então a administrar aos doentes pequenas doses de minerais e metais, notadamente o mercúrio, empregado no tratamento da sífilis.
Na era bacteriológica foi revelado a existência de microorganismos causadores de doença e possibilitado a introdução de soros e vacinas.Foi uma revolução porque, pela primeira vez, fatores etiológicos até então desconhecidos, estavam sendo identificados; doenças agora poderiam ser prevenidas e curadas.
Na era bacteriológica, o desenvolvimento do modelo multicausal ocorre com a proposta de diversas abordagens: múltiplas causas das doenças (busca determinar uma rede de relações causais entre os fatores de riscos e as doenças), o modelo ecológico (história natural das doenças com ênfase nas enfermidades infecciosas) e o modelo da determinação social da doenças.
Respostas
A era bacteriológica foi um importante momento para a definição do conceito de saúde, visto que possibilitou a apresentação, à sociedade, de novos agentes etiológicos que seriam causadores de doenças, assim como incentivou à pesquisa destes novos agentes (Alternativa D).
Implicações da Era Bacteriológica
A era bacteriológica contribuiu para um conhecimento mais aprofundado por parte da comunidade científica, dentro das áreas de Infectologia e Microbiologia. Revelou-se portanto, como um momento que afetaria, sobretudo, as concepções de saúde.
Este momento permitiu que os cientistas compreendessem os mecanismos de ação dos agentes patogênicos, possibilitando a produção de vacinas e medicamentos contra estas novas doenças.
Entenda mais sobre a era bacteriológica em: brainly.com.br/tarefa/40075299