Leia a seguinte passagem de texto:
“Justamente pela complexidade de atores relacionados ao esporte olímpico, que recebe aportes financeiros externos (de patrocinadores e Estados nacionais) em sua sustentação e na realização dos eventos esportivos, há uma crescente pressão e cobrança externa para que as instituições esportivas sejam compostas por profissionais capacitados ao atendimento dessas diferentes demandas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALMEIDA, B. S.; MARCHI JÚNIOR, W. A Oligarquia olímpica: Uma leitura sobre a autoperpetuação dos brasileiros no poder das instituições olímpicas nacionais e internacionais. Olimpianos: Journal of Olympic Studies, v. 1, n. 1, p. 33-52, 2017. p. 34.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Análise da estrutura organizacional do esporte de rendimento no Brasil: um estudo preliminar sobre a interação vertical quanto ao suporte financeiro entre as organizações esportivas do esporte de rendimento no Brasil, analise as seguintes afirmativas:
I. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) repassa recursos para as confederações esportivas olímpicas.
II. As confederações encontram-se no nível estadual, sendo representadas em todos os estados.
III. Clubes privados, associações esportivas e equipes de prefeituras são vinculadas às confederações esportivas.
Está correto apenas o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
Letra A.
Explicação:
A afirmativa I é correta, pois: “A interação entre o COB e as confederações esportivas olímpicas ocorre por meio de parte do repasse do valor referente aos 85% da verba proveniente da Lei Agnelo-Piva” (texto-base Análise da estrutura organizacional do esporte de rendimento no Brasil: um estudo preliminar, p. 256). A afirmativa II é falsa, pois: “As Confederações Brasileiras, por sua vez, têm interação vertical com as Federações Esportivas de cada Estado Brasileiro” (texto-base Análise da estrutura organizacional do esporte de rendimento no Brasil: um estudo preliminar, p. 256). A afirmativa III também é falsa, pois “as Federações possuem interação vertical com clubes e entidades de prática esportiva a elas vinculadas nos seus Estados de origem. Um exemplo é a Federação Paulista de Volleyball que possui 64 entidades esportivas vinculadas, representadas por clubes privados, associações esportivas e equipes de prefeituras” (texto-base Análise da estrutura organizacional do esporte de rendimento no Brasil: um estudo preliminar, p. 256).