A ascensão dos movimentos populistas de extrema direita – caracterizados, por exemplo, nos governos Donald Trump (Estados Unidos da América), Viktor Orbán (Hungria) e Recep Tayyip Erdogan (Turquia) – constitui um dos maiores exemplos daquilo que tem sido chamado de ameaças à democracia. Nesse contexto, pode ser oportuno retomar um longo debate na ciência política, qual seja a contraposição entre democracia direta e democracia representativa. É a partir dessa distinção que surgem indagações constantes: não seria a representação dos interesses um elemento bloqueador da presumida “real” vontade do povo? Não seria a democracia direta um instrumento mais adequado para captar os afetos da população? Qual seria, então, o melhor sistema de organização democrática? Disponível em: . Acesso em: 25 ago. 2021. Considerando o texto acima e os estudos da disciplina, avalie as afirmações a seguir sobre a democracia direta e a democracia representativa. I. Em uma democracia representativa o Estado se faz presente como representante dos interesses da sociedade. II. Em uma democracia direta todas as decisões contam com a participação de quem está incluído na vida política de determinada sociedade. III. A democracia representativa consegue contemplar todos os diversos grupos sociais, atendendo as suas necessidades, demonstrando a sua efetividade como ideal democrático. É correto o que se afirma em
Respostas
Resposta:
alternativa d
Explicação:
somente 1 e 2 estão corretas
Na democracia representativa, há a figura do Estado como autoridade reconhecida por meio do sufrágio e o poderio é compartilhado entre os grupos sociais (D).
Pode-se dizer que, embora a democracia exista formalmente, isto é, em leis civis, na prática ela precisa ser ratificada e, efetivamente, praticada no seio social, a fim de abranger a todos e, assim, ser plenamente satisfatória.
O voto, a tradição e os costumes são métodos principais para que a democracia seja posta na realidade. O sufrágio propõe que, à medida que todos votem, a democracia seja confirmada, possibilitando que todos tenham voz e poder político.
Já a tradição e os costumes vão de encontro com a memória social e histórica, pois, uma vez que haja senso democrático no presentes, ele permanecerá na lembrança do povo e será passado de geração em geração.
Link: brainly.com.br/tarefa/7283164