“O campo próprio dos estudos geográficos constitui uma dupla zona: a zona inferior do invólucro atmosférico da Terra e a zona superficial da crosta sólida. Em todos os pontos que estas duas zonas concêntricas entram em contato, se produzem e se encontram três grupos de fenômenos primordiais: A) a energia solar em contato com a superfície que é o princípio de toda atividade e vida; B) a atmosfera em contato com a superfície que resulta nas condições climáticas e no consequente processo erosivo; C) a parte superficial, na zona inferior da atmosfera onde se concentram todos os fenômenos da vida vegetal, animal e humana.” (Jean BRUNHES. Geografía humana. Barcelona: Editorial Juventud, S.A., 1948, p. 17, tradução de Jaime Oliva
Respostas
respondido por:
3
O texto, tal como está, aponta como campo de estudo central da Geografia as relações homem ↔ natureza.
Ivanei2016:
Não é esta resposta. Também não é: Mesmo concebendo-se uma visão naturalista (...) E também não é: A despeito da época em que o autor situa o campo de estudo da Geografia (...)
respondido por:
0
Esse entendimento do campo de estudo da Geografia se distingue da visão atual de produção do espaço, pois o espaço mencionado é preexistente.
Perguntas similares
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás