• Matéria: Filosofia
  • Autor: Zamolodchikova
  • Perguntado 3 anos atrás

O filósofo Jean--Jacques Rousseau (1712-1778) diz no Contrato Social:“A passagem do estado natural ao estado civil produz no homem uma mudança notável, substituindo em sua conduta o instinto pela justiça, e conferindo às suas ações a moralidade que anteriormente lhes faltava. [...] O que o homem perde pelo contrato social é a liberdade natural e um direito ilimitado a tudo que o tenta e pode alcançar; o que ganha é a liberdade civil e a propriedade de tudo o que possui.”(ROUSSEAU, Jean-Jacques. contrato Social. In: Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009, p. 606-607.)A partir desse trecho, que reproduz uma concepção clássica da filosofia política contratualista, é correto afirmar que: *




a) A opção pelo contrato social ocorre porque não há garantias jurídicas no estado natural.

b) O estado natural é pautado por condutas instintivas porque há limitações cívicas ou legais.

c) O contrato social não garante mais liberdade civil porque os homens agem moralmente.

d) A liberdade civil não é uma conquista para os homens porque eles perdem seu maior bem, a liberdade instintiva.

e) O estado natural é inseguro e injusto porque não há homens moralmente corretos.

Respostas

respondido por: BrenoSousaOliveira
0

A política contratualista defende que haja um contrato social entre os cidadãos e o Estado, pois não há garantias jurídicas no estado natural. Por isso a alternativa correta é a letra A.

O acordo contratualista

A política contratualista tem como base o conceito de acordo mútuo entre os indivíduos e o Estado. Ele permite que cada indivíduo tenha uma palavra a dizer nas regras e regulamentos que governam suas vidas, simultaneamente, em que compreende que o Estado também tem a responsabilidade de respeitar os desejos de seus cidadãos.

Isto ajuda a garantir que cada indivíduo seja tratado de forma justa, pois seus direitos e obrigações são determinados de comum acordo. O contratualismo também fornece uma estrutura para o desenvolvimento de leis que protejam os indivíduos de danos e promovam a justiça.

Em última instância, o contratualismo procura assegurar que os indivíduos sejam livres para agir de acordo com suas próprias escolhas morais e que sua liberdade de ação seja respeitada pelo Estado.

Mais questão sobre o contratualismo: https://brainly.com.br/tarefa/51175155

#SPJ1

Perguntas similares