(...) os trabalhadores de Paris foram superados por força superior, mas não foram subjugados. Eles foram derrotados, mas seus inimigos desapareceram. O triunfo momentâneo da força bruta foi comprada com a destruição de todas as desilusões e ilusões da Revolução de Fevereiro, a dissolução de todo o partido republicano moderado e a divisão da Nação. Francesa em duas: a nação dos patrões e a nação dos trabalhadores.
MARX, Karl. The June Revoluto. Fremont: Marxists Internet Archive, 1994. Disponível em: . Acesso em: 30 maio 2018.
Na concepção de Karl Marx, as manifestações ocorridas na França em 1848 não simbolizariam dificuldades políticas. Levando em consideração as informações do texto, a seguir analise qual(is) razão(ões) teria(m) impulsionado essa mobilização na visão de Marx:
I. Econômica.
II. Financeira.
III. Cultural.
IV. Social.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
IV, apenas.
Alternativa 4:
I e II, apenas.
Alternativa 5:
I, III e IV, apenas.
Respostas
Resposta:
2: II apenas
Explicação:
acredito que seja essa porque como Marx é um materialista, o princípio econômico seria a causa de todos os acontecimentos da história. "a história é a história da luta de classes"
Sobre a concepção de Karl Marx e as manifestações na França podemos afirmar que a alternativa correta é a Alternativa 3: IV, apenas.
As manifestações que ocorrem na França no ano de 1848 estaria, para Marx, relacionado diretamente com uma mobilização social que acontecia no momento.
O debate entre a "nação dos patrões"e a "nação dos trabalhadores" era, na verdade, uma luta entre classes que tinham como ênfase questões sociais que fizeram uma conjuntura social que favorecia a força superior e subjugava os considerados como inferiores dentro do sistema.
As relações que se estabelecem são de conflito social e pelo desenvolvimento histórico diante de uma visão para a transformação social.
Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/33600300
Espero ter ajudado.