• Matéria: Direito
  • Autor: andregesser79
  • Perguntado 3 anos atrás

Partindo dos conteúdos trabalhado no livro “Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional”, que aborda o sistema europeu de direitos humanos, analise os enunciados abaixo, assinalando V para verdadeiro e F para falso. Após, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

I. Os esforços para estabelecer uma integração regional mais sólida na Europa tiveram início em 1948, com o Congresso da Haia.

II. Procurando a integração política e econômica do continente, nasceu a ideia da criação de um Parlamento Europeu, que foi desenvolvida e concretizada mais tarde no âmbito da União Europeia.

III. Em relação à proteção dos direitos humanos, preconizou-se a adoção de uma carta de direitos humanos e de um tribunal para conferir-lhe efetividade.

IV. O Sistema Europeu de Direitos Humanos não apenas reconhece o Sistema de proteção Universal dos Direitos Humanos elaborado no âmbito da Organização das Nações Unidas, como segue todas as suas diretrizes sem nenhum tipo de modificação ou adaptação.

Respostas

respondido por: theodoro31
1

Resposta:

C  

V, V, V, F

Explicação:As afirmativas I (Os esforços para estabelecer uma integração regional mais sólida na Europa tiveram início em 1948, com o Congresso da Haia), II (Procurando a integração política e econômica do continente, nasceu a ideia da criação de um Parlamento Europeu, que foi desenvolvida e concretizada mais tarde no âmbito da União Europeia) e III (Em relação à proteção dos direitos humanos, preconizou-se a adoção de uma carta de direitos humanos e de um tribunal para conferir-lhe efetividade) são verdadeiras. De acordo com o livro base da disciplina, “...Os esforços para estabelecer uma integração regional mais sólida na Europa tiveram início em 1948, com o Congresso da Haia. Procurando a integração política e econômica do continente (Soares, 2009, p. 6), nasceu a ideia da criação de um Parlamento Europeu (Ballaloud, 1984, p. 101), que foi desenvolvida e concretizada mais tarde no âmbito da União Europeia. Em relação à proteção dos direitos humanos, preconizou-se a adoção de uma carta de direitos humanos e de um tribunal para conferir-lhe efetividade. Em 1949, dando continuidade às ideias fomentadas no Congresso da Haia, foi criado o Conselho da Europa, com o propósito de promover a defesa dos direitos humanos e firmar acordos para alcançar práticas sociais e jurídicas harmônicas entre os países europeus, bem como para fortalecer a ligação entre estes, buscando promover avanço econômico e social...” (p. 85). “... É reconhecida a necessidade de dedicar esforços mútuos para impedir conflitos e garantir o respeito aos direitos humanos já afirmados na DUDH, sua fonte primária, em um período de instabilidade e insegurança em relação ao futuro. Nesse contexto, reflete o anseio geral pela manutenção da justiça e da paz, afirmando suas bases nas liberdades fundamentais e no regime democrático, com o prevalecimento do Estado Democrático de Direito...” (p. 86 e 87).

A afirmativa IV (O Sistema Europeu de Direitos Humanos não apenas reconhece o Sistema de proteção Universal dos Direitos Humanos elaborado no âmbito da Organização das Nações Unidas, como segue todas as diretrizes do mesmo sem nenhum tipo de restrição ou adaptação.) é falsa porque apresenta uma noção equivocada sobre o Sistema Europeu de Direitos Humanos.

Perguntas similares