Categoria: Autor: 4º BIM - LP - Conexão Africa Brasil. (3ª série/Currículo em ação) - 21.10.2021. • Relacionar, como realidade cultural lusófona, as produções, em língua portuguesa, na Africa e no Brasil. 21/10/21 - 3ª Série EM - Língua Portuguesa - Conexão: Africa-Brasil 1. MAKEZU [...] Eles não sabe o que diz... Pru qué qui vivi filiz E tem cem ano eu e tu? É pruquê nossas raiz Tem força do makèzù... CRUZ, Viriato. Poemas. Luanda; Salvador: Maianga, 2004. Podemos afirmar que nos fragmentos acima de "Makezu" não há um sentimento de orgulho em: a. Pertencer ao povo Makèzù. b. Viver de acordo com as raízes africanas. c. Ter sido um povo escravizado. d. Viver um século de vida fiel a sua cultura.
Respostas
Resposta: Letra C - Ter sido um povo escravizado
Explicação:
Acertei no CMSP
Resposta:
Os trechos do poema falam:
"Eles não sabe o que diz...
Pru qué qui vivi filiz
E tem cem ano eu e tu?
É pruquê nossas raiz
Tem força do makèzù..."
A Literatura Africana é um conjunto de gênero literário escrito, na sua maioria, em língua portuguesa e por autores nascidos no continente africano.
É uma literatura reconhecida como tal há pouco tempo, mas possui representantes ilustres, como: José Craveirinha, Paulina Chiziane e Mia Couto (ganhador do Prêmio União Latina de Literaturas Românicas).
Tais autores utilizam como temática a vida cotidiana, a juventude, a tradição africana, amor, amizade, o tempo, críticas sobre as lutas contra o colonialismo e outros temas.
Alguns textos africanos e de renome são: Vozes Anoitecidas, Cada Homem é uma Raça, Xigubo, Hamina e outros contos.
Explicação: