Respostas
Resposta:
Socialismo é uma doutrina política e econômica que surgiu no final do século XVIII e se caracteriza pela ideia de transformação da sociedade através da limitação do direito de propriedade privada, do controle dos recursos econômicos pelas classes trabalhadoras e de uma gestão da coisa pública voltada à promoção da igualdade social.
O socialismo surgiu durante a Revolução Industrial como programa político das classes trabalhadoras. Ele nasce como uma reação às condições de vida dos operários nos grandes centros industriais da Europa, contrapondo-se ao liberalismo e ao individualismo e defendendo uma total reformulação da sociedade. A nova sociedade projetada pelos socialistas deveria ser erguida sobre bases comunitárias.
Explicação:
Tipos de socialismo:
Socialismo Utópico
O socialismo utópico foi uma corrente de pensamento criada por Robert Owen (1771 – 1858), Saint-Simon (1760 – 1825) e Charles Fourier (1772 – 1837). Nascido no início do século XIX, o socialismo utópico surgiu da crítica ao capitalismo e tentou encontrar soluções para os problemas da sociedade industrial.
Socialismo científico
O socialismo científico, criado por Karl Marx e Friedrich Engels, propõe a análise científica do capitalismo, visando a sua superação.
O socialismo científico, também conhecido como marxismo, afasta-se do socialismo utópico por propor uma "ciência" da revolução, com o propósito de determinar as leis que regem as formas de organização social, seu surgimento e sua extinção. A partir dessa teoria, o comunismo aparece como uma fase "cientificamente previsível" da história.
Socialismo real
Socialismo real é uma expressão que designa os países que tentaram pôr em prática os ideais socialistas. Importante destacar que o socialismo, tal como foi pensado pelos teóricos do século XIX, jamais foi plenamente implantado, muito menos o comunismo.