• Matéria: Química
  • Autor: raiane461
  • Perguntado 3 anos atrás

Bioprocessos (processos fermentativos, enzimáticos, cultivo de células animais ou vegetais) são sistemas multifásicos, operados em biorreatores de diferentes configurações. Como resultado de vários requerimentos da célula viva ou mesmo em processos enzimáticos, em relação ao ambiente (reacional), não existem biorreatores universais. No entanto, algumas regras básicas podem ser estabelecidas para a escolha e projeto de tais equipamentos. Examine as alternativas a seguir sobre a construção e a operação de biorreatores e assinale a única incorreta.

a.
A opção preliminar por um determinado tipo de configuração de biorreator depende de uma série de fatores, incluindo o tipo de célula, seu estado metabólico, sua morfologia, o meio de cultivo, o processo bioquímico de conversão e as exigências de esterilização.

b.
O biorreator deve possibilitar adequado transporte de massa, especialmente em relação à transferência de oxigênio, em processos aerados; deve, ainda, permitir rápida e eficiente remoção de calor metabólico.


c.
De acordo com o tipo e forma do agente do bioprocesso, os biorreatores podem ser operados com células (ou enzimas) livres ou imobilizadas. No primeiro caso, a opção deve recair obrigatoriamente em um sistema não dotado de agitação mecânica, a fim de não comprometer a atividade metabólica das células, nem de alterar a conformação das enzimas.


d.
O material para a construção de biorreatores deve possuir rugosidade superficial mínima, para evitar depósito de material biológico, que poderá resultar em incrustações, dificultado a limpeza do biorreator.


e.
Quanto ao tipo de mistura, biorreatores podem ser agitados mecânica, hidráulica ou pneumaticamente; em todos os casos, devem permitir adequado controle e instrumentação, bem como facilidade na ampliação de escala da produção.

Respostas

respondido por: chavesgu2
3

Resposta:

Letra C

Explicação:

Corrigido

Perguntas similares