• Matéria: Química
  • Autor: arjwsuniverso
  • Perguntado 3 anos atrás

CIENCIAS

As espécies vegetais apresentam necessidades diferenciais em relação a quantidades de luz e de água. Nas florestas, por exemplo, há espécies adaptadas a locais com baixa luminosidade e que ocupam áreas úmidas e sombreadas; e também há espécies adaptadas a alta incidência luminosa e que toleram a luz direta do Sol. Com base nessas informações, pesquise e produza um pequeno texto que explique como a fragmentação e o efeito de borda podem modificar a ocorrência dos tipos de planta de uma área alterada.

Respostas

respondido por: camilyerica
14

Resposta:

A fragmentação e o efeito de borda modificam a ocorrência dos tipos de plantas a medida que tornam a vegetação mais vulnerável a mudanças de temperatura, aumento da luminosidade, diminuição da umidade do ar, maior exposição ao vento e a organismos invasores.  

Explicação:

O fenômeno de fragmentação é a divisão do tamanho original do habitat em tamanhos menores ocorrendo o isolamento desses fragmentos. Essa fragmentação pode ocorrer através de meios naturais ou por atividades humanas que degradam o meio ambiente. Esse fenômeno altera a vegetação local visto que as árvores que antes se localizavam no meio da floresta, passam a estar nas bordas do fragmento, causando o chamado efeito de borda.

Esses efeitos tornam a vegetação mais exposta e vulnerável a alterações tais como mudanças de temperatura, aumento da luminosidade, diminuição da umidade do ar, maior exposição ao vento. Devido a essas alterações, espécies de plantas mais adaptadas à alta luminosidade começam a se desenvolver. Já plantas mais adaptadas a se desenvolver na sombra passam a desaparecer. Além disso, a área fica mais vulnerável à invasão de outros organismos que acabam por interferir no desenvolvimento de outras espécies.

Perguntas similares