• Matéria: Português
  • Autor: duzzx99
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o seguinte fragmento do conto “O búfalo”, de Clarice Lispector:
Mas era primavera. Até o leão lambeu a testa glabra da leoa. Os dois animais louros. A
mulher desviou os olhos da jaula, onde só o cheiro quente lembrava a carnificina que ela viera
buscar no Jardim Zoológico. Depois o leão passeou enjubado e tranquilo, e a leoa lentamente
reconstituiu sobre as patas estendidas a cabeça de uma esfinge. “Mas isso é amor, é amor de
novo”, revoltou-se a mulher tentando encontrar-se com o próprio ódio, mas era primavera e
dois leões se tinham amado. Com os punhos nos bolsos do casaco, olhou em torno de si, rodeada
pelas jaulas, enjaulada pelas jaulas fechadas. Continuou a andar. Os olhos estavam tão
concentrados na procura que sua vista às vezes escurecia num sono, e então ela se refazia como
na frescura de uma cova.
Mas a girafa era uma virgem de tranças recém-cortadas. Com a tola inocência do que é
grande e leve e sem culpa. A mulher do casaco marrom desviou os olhos, doente, doente. Sem
conseguir — diante da aérea girafa pousada, diante daquele silencioso pássaro sem asas — sem
conseguir encontrar dentro de si o ponto pior de sua doença, o ponto de ódio, ela que fora ao
Jardim Zoológico para adoecer.


RESPONDA
1. Em que lugar se passa a narrativa? Que importância tem esse cenário para o conto?

2. Quem é a protagonista? O que ela procura?

3. Levando em conta o que a protagonista espera encontrar, justifique o uso da conjunção
“Mas” no início dos dois parágrafos.

4. Vimos que na obra clariciana importam menos os fatos do que o que eles provocam nos
personagens. Explique, a partir do fragmento lido, o fluxo de consciência e o estilo
intimista da autora.

Respostas

respondido por: flavinhaedudalindadm
1

Resposta: Jardim Zoológico.

Explicação:Primeiro parágrafo.

respondido por: Leticia140778
0

Em relação ao conto de Clarice Lispector, nomeado de O búfalo, é possível destacar:

  1. A narrativa se passa em um zoológico, sendo que a importância do cenário está relacionada a identificação da personagem em relação aos animais, pois ela, assim como os leões, se sente enjaulada.
  2. A protagonista é a mulher e ela está a procura reencontrar-se com seus sentimentos.
  3. O sentido da conjunção mas é adversativa, ou seja, indica uma relação de oposição em relação aquilo que a personagem sentia e a cena que assistia.
  4. A autora utiliza sua história para explorar os sentimentos e os pensamentos da personagem, sendo configurado sua escrita no fluxo de consciência, ou seja, é como se a autora pudesse escutar os pensamentos da mulher.

O fluxo de consciência nos textos de Clarice Lispector

O fluxo de consciência corresponde a uma técnica literária que procura exteriorizar os pensamentos dos personagens, a associação de ideias ou, como muitas vezes reconhecidos, o monólogo internalizado. Entre os autores que mais utilizam o fluxo de consciência estão:

  • Clarice Lispector
  • Vírginia Woolf
  • Proust
  • Willian Foulkner
  • James Joyce

Livros de Clarice Lispector com fluxo de consciência

Entre os livros de Clarice Lispector que apresentam o fluxo de consciência é possível destacar:

  • A paixão segundo GH
  • A hora da estrela
  • Felicidade Clandestina
  • Um sopro de vida

Quer saber mais sobre as obras de Clarice Lispector?

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