Tudo sobre Gestão de conflitos e resolução de problemas ! Me ajudem por favor
Respostas
Resposta:
Chamamos de gestão de conflitos o conjunto de métodos e processos práticos que visam administrar situações conflituosas. A gestão de conflitos é uma forma de mediar os impasses entre pessoas ou times, diminuindo seu impacto negativo e tornando a situação de conflito algo produtivo.
Explicação:
Quais são as causas de conflitos na empresa?
De forma geral, os conflitos em uma empresa costumam ser gerados por desavenças pessoais ou profissionais, divergências de opiniões ou empecilhos que afetem direta ou indiretamente o trabalho de determinado time ou colaborador.
Alguns dos principais motivos de conflitos na empresa são:
mudanças muito bruscas ou rápidas em processos;
prazos irreais ou o descumprimento deles;
objetivos e metas divergentes;
indisponibilidade ou má distribuição de recursos;
interdependência na execução de tarefas;
falhas de comunicação ou interpretação equivocada;
falta de informação;
contradição na postura da empresa em relação ao seu código de cultura e políticas;
imposição de novas regras e restrições;
implementação de novos procedimentos;
lideranças tóxicas;
abuso de poder;
estresse.
Situações de conflito e poder estão quase sempre relacionados — seja por disputas ou posturas abusivas.
Colaboradores autoritários ou “cabeça-dura” têm mais dificuldades com conflitos. Ao passo que profissionais mais resilientes e empáticos lidam melhor com essas situações.
Gestão de conflitos no trabalho
Na maioria das vezes, a palavra “conflito” é interpretada sob uma perspectiva negativa, associada a brigas ou embates. Entretanto, os conflitos podem trazer resultados positivos — como mostraremos mais adiante.
Tudo dependerá da postura adotada, tanto pelos envolvidos quanto pela empresa. Há uma enorme diferença entre admitir a existência do conflito e enfrentá-lo ou negar sua existência e “colocar panos quentes” na situação.
Algumas formas negativas adotadas pelas empresas, além de negar os conflitos, são impor soluções, diminuir a importância, relativizar as causas ou mesmo evitar situações conflituosas.
Já as empresas que lidam com conflitos de forma saudável buscam intermediar as situações conflituosas, apostando no diálogo e na negociação, sempre com foco em integrar as partes envolvidas.
Vale lembrar que a resolução de conflitos não é de responsabilidade exclusiva do RH, mas dos envolvidos e dos líderes diretos.
Portanto, é importante haver treinamentos e campanhas de conscientização para que todos se engajem e se responsabilizem pela manutenção de um clima organizacional saudável.
O segredo para lidar com conflitos de forma saudável é cultivar um ambiente harmonioso e empático, com uma comunicação interna aberta e eficiente.