Respostas
Resposta:
Conheça os três tipos de placas tectônicas existentes.
Explicação:
Placas conservativas
Quando a energia acumulada ao longo desse limite é liberada, ocorre a movimentação das placas, o que pode gerar terremotos com grande poder de destruição.
Placas divergentes
As placas divergentes determinam a zona de construção de crosta, o que ocorre quando elas estão se afastando uma da outra e criando crosta oceânica. O movimento é definido no sentido horizontal e estabelecido em três estágios.
No primeiro, ocorre a fratura da crosta, que gera a abertura do oceano. Nessa fase, há intensa atividade vulcânica. Na segunda etapa, a fragmentação é total e dois continentes definitivamente separados por um oceano são formados. O vulcanismo continua pela ascensão do magma.
Isso define a chegada do último estágio, com a formação de crosta oceânica. A fragmentação dos continentes teve início há 180 milhões de anos.
Placas convergentes
Nos limites convergentes, ocorre colisão de uma placa sobre a outra, resultando em destruição da crosta. Os três tipos de convergência são:
oceânico-continental: em geral, a placa oceânica (menos densa) mergulha por baixo da continental, formando uma profunda zona de subducção;
oceânico-oceânico: ocorre a convergência entre duas placas oceânicas, resultando em subducção da mais densa (correspondente a mais antiga);
continental-continental: como as placas continentais têm baixa densidade, os fenômenos que predominam são dobras e deformações, ocorrendo a formação de cinturões de montanhas.
Resposta: As principais placas tectônicas são:
→ Placa do Pacífico
Com aproximadamente 70 milhões de quilômetros quadrados, essa é a maior placa oceânica, abrange a maior parte do oceano Pacífico. Ela é renovada em suas bordas, onde há separação das placas vizinhas e a expansão do assoalho marítimo.
→ Placa de Nazca
Possui extensão de 10 milhões de quilômetros quadrados, e está localizada no leste do oceânico Pacífico, que fica 10 centímetros menor a cada ano, por chocar-se com a placa Sul-Americana. O choque entre essas duas placas originou a Cordilheira dos Andes.
→ Placa Sul-Americana
É uma placa continental que possui 32 milhões de quilômetros quadrados. O território brasileiro está localizado no centro dela, onde a espessura é de 200 quilômetros, por esse motivo o país é pouco afetado por terremotos e vulcões.
→ Placa Norte-Americana
Possui 70 milhões de quilômetros quadrados, e abrange a América do Norte, a América Central e a Groelândia, além de uma parte do oceano Atlântico. O deslocamento horizontal em relação à placa do Pacífico desencadeia vários terremotos, principalmente na Califórnia.
→ Placa Africana
Com 65 milhões de quilômetros quadrados, essa Placa engloba todo o continente africano. A sua colisão com a Placa Euroasiática originou o mar Mediterrâneo e o Vale Rift. A Placa Sul-Americana e a Placa Africana formam uma zona de divergência, ou seja, elas estão se afastando uma da outra, conforme monitoramentos realizados por satélites, elas se afastam cerca de 3 cm por ano.
→ Placa Antártica
Consiste numa placa continental com 25 milhões de quilômetros quadrados. A parte leste da placa, que há 200 milhões de anos estava junto do que hoje é a Austrália, a África e a Índia, chocou-se com pelo menos cinco placas menores que formavam o lado oeste.
→ Placa Indo-Australiana
É formada pela Placa Australiana e a Indiana, seus 45 milhões de quilômetros quadrados englobam a Índia, a Austrália, a Nova Zelândia e parte do oceano Índico. Forma uma zona de convergência com a Placa das Filipinas, fato que promove o surgimento de ilhas.
→ Placa Euroasiática Ocidental
É um “bloco” que possui 60 milhões de quilômetros quadrados, nele estão o continente europeu e o extremo oeste da Ásia.
→ Placa Euroásiatica Oriental
Abriga o continente asiático. Sua extensão é de 40 milhões de quilômetros quadrados. Essa placa forma uma zona de convergência com as placas das Filipinas e do Pacífico, sendo uma das regiões com maior ocorrência de vulcões e terremotos do planeta.
→ Placa das Filipinas
É uma placa oceânica, localizada no oceano Pacífico. Sua área é de 7 milhões de quilômetros quadrados, nela estão presentes quase a metade dos vulcões ativos da Terra. Forma uma área de convergência com a Placa Euroásiatica Oriental.
espero ter ajudado!!!