Buscar Proximidade é a Mais Importante das Estratégias de Logística
“O mercado já vivia, antes da pandemia, uma corrida por entregas rápidas. O aumento do volume de compras pela internet nos últimos anos trouxe para o jogo um consumidor mais exigente em relação aos prazos. Para quem vende, garantir a entrega do produto na casa do cliente antes da concorrência se tornou um grande diferencial competitivo. (...)
Em setembro de 2020, a Amazon, por exemplo, anunciou a abertura do seu quinto centro de distribuição no país (quatro estão em São Paulo atendendo as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e um Pernambuco para atender Norte e Nordeste). O Mercado Livre, por sua vez, abriu seu terceiro CD no ano passado. Agora a varejista possui dois armazéns no estado de São Paulo e um na Bahia.
Na prática, o CD estrategicamente posicionado mantém o estoque mais perto do consumidor, o que agiliza a entrega na chamada ‘última milha’, como é conhecida a etapa final do caminho do produto até a casa do cliente consumidor. Nesse momento, a parceria com empresas de logística locais é fundamental”
Dentro de todo o composto mercadológico, um dos itens de maior importância é a forma de distribuição que uma organização deverá definir para seu produto ou serviço no mercado em que atua. Pois, uma definição errada, nesse momento, pode colocar por terra todo o seu trabalho prévio. A partir dessa análise, utilizando sua visão como consumidor, de forma geral, e com o conhecimento adquirido a partir do Capítulo 03 - Definição do Composto Mercadológico: Preço, Promoção, Distribuição e Produtos Ofertados, do livro da disciplina, responda:
1. Explique quantos níveis podem apresentar os canais de marketing das empresas citadas na matéria e qual a razão que justifica essa classificação. Exemplifique a sua resposta.
2. Pesquise na internet empresas que se enquadram nesse tema ou cite outros exemplos dessa evolução da logística que você conhece na sua cidade ou região.
Para responder o que está sendo pedido, você deve produzir um texto entre 800 e 1200 caracteres (entre 10 e 15 linhas).
Respostas
1) Há quatro níveis de nos canais de marketing das empresas:
- Nível 0: trata-se de uma venda direta sem um intermediário. São relações diretas entre o produtor e consumidor.
- NÍvel 1: trata-se de uma relação que envolve desde o fabricante, tendo o varejista como um agente intermediário e o consumidor final.
- NÍvel 2: Existe o atacadista e o varejista como agentes intermediários, entre a relação do fabricante e consumidor.
- Nível 3: Existe o atacadista, o varejista e o representante especializado entre a relação do fabricante e consumidor.
2) Empresas que se enquadram no tema de comércio virtual com grandes redes de varejo são Mercado Livre, Amazon e a Magazine Luiza. São empresas com grandes plataformas digitais, com mega estruturas e redes de distribuição que favorecem a entrega do produto de forma rápida.
Nestas empresas existem relações de níveis dos canais de vendas, sendo que o produto final pode chegar ao cliente através de uma compra direta ou através da interceção de outros agentes.
Bons estudos!