Entre as principais razões da substituição da mão de obra indígena pela africana estão: - a alta mortalidade da população indígena e a dificuldade crescente em obter novos cativos; - a resistência dos homens indígenas a trabalhar continuamente na agricultura, pois este trabalho, em suas culturas, era feito por mulheres; - a alta lucratividade do tráfico de africanos. O tráfico atlântico dava lucros aos envolvidos no negócio, fossem eles traficantes europeus, chefes africanos, mercadores do Brasil ou reis de Portugal ( que cobravam impostos sobre esse comércio); - a habilidade dos africanos em funções como mestre de açúcar, purgador, ferreiro, caldeiro etc. Os portugueses já tinham se utilizado dos seus serviços nos engenhos da Ilha da Madeira e Cabo Verde. Como bem observou o pesquisador João José Reis: "Além de movimentarem engenhos, fazendas, minas, cidades, plantações, fábricas, cozinhas e salões, os {africanos} e seus descendentes imprimiram marcas próprias sobre vários outros aspectos da cultura material e espiritual deste país, sua agricultura, culinária. " ------------------------------------------------- De acordo com as afirmações acima responda: a) Por que os homens indígenas resistiam para trabalhar continuamente na agricultura? b) Aponte a habilidade dos africanos , nas quais os portugueses já tinham se utilizado dos seus serviços. C) Os africanos e seus descendentes imprimiram marcas próprias na história do Brasil? Justifique. *.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
questao a porque os mercadores do brasil cobravam impostos sobre esses comercios. C os africanos e seus decendenets imprimiram marcas propias sobre varios outros aspectos da ciltura material e espiritual deste pais sua agricultura e culinaria.
Explicação:
os africanos tinham que trabalhar bastante para os comerciantes pagassem seus impostos que estavam devendo. e os africanos trabalhavam na agricultura com a agricultura e a culinaria. ESPERO ter ajudado.bjss
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás