O olfato e o paladar são sentidos químicos. Os sistemas neurais que intermedeiam estas sensações, os sistemas gustatório e olfatório, estão entre aqueles filogeneticamente mais antigos do encéfalo e ao perceberem substâncias químicas na cavidade oral e nasal trabalham conjuntamente a importância do paladar reside no fato de que ele permite a um indivíduo selecionar substâncias específicas de acordo com os seus desejos e frequentemente de acordo com as necessidades metabólicas dos tecidos corpóreos as sensações de cheiros e sabores dos alimentos surgem pelo interação de de moléculas com os receptores da olfação e gustação
Respostas
Tantos os gostos como os cheiros são sentidos através de receptores que captam as composições químicas dos alimentos e desse modo manda as informações sensoriais sentidas para o encéfalo, que as processa e nos conscientiza dos cheiros e gostos.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o paladar é um sentido bem dependente do olfato, uma vez que nosso paladar só consegue sentir entre 5 e 6 gostos, enquanto que nosso olfato é capaz de sentir mais de 20 mil cheiros e desse modo o gosto dos alimentos que processamos está totalmente ligado ao olfato.
Essas sensação ligadas a olfação e gustação são similares aos impulsos que se propagam para o sistema límbico, de modo que determinados gostos e até mesmos odores podem gerar respostas emocionais.
Tem-se que a importância do paladar está na situação de uma pessoa pode escolher o que ela irá comer de acordo com seus desejos próprios, levando em consideração as necessidades metabólicas dos tecidos corpóreos.
Já, a olfação possui a qualidade afetiva de ser desagradável ou agradável, por isso, usa-se muito a olfação na escolha de alimentos para serem ingeridos.
Saiba mais:
https://brainly.com.br/tarefa/5684742
Bons estudos!