Não é incomum que as pessoas enxerguem a deficiência intelectual a partir da ótica da limitação, entendendo essa questão a partir do que supostamente as pessoas com deficiência não são capazes de fazer, dando ênfase, portanto, às dificuldades. Essa conceituação tem vínculo histórico com um sistema de crenças antigo, que era sustentado, dentre outras causas, por compêndios médicos que descreviam a deficiência intelectual como limitadora dos sujeitos, que enfatizavam um déficit cognitivo apresentado e que projetavam como consequência a incapacidade de adaptação desse indivíduo nos círculos sociais de aprendizado. Sobre essa perspectiva conceitual, assinale as seguintes assertivas quanto à veracidade – V para Verdadeiro ou F para Falso:
I - Essa visada conceitual é notadamente marcada por uma expectativa de normatização da Sociedade e de seus indivíduos.
II – Há, nessa perspectiva, uma forte homogeneização social, que cria tipos e modelos a serem seguidos, que condiciona o comportamento, os hábitos e a cultura, de modo geral.
III – Essa perspectiva assenta-se sobre preceitos democráticos e abre espaço para que as pessoas com deficiência sejam incluídas na Sociedade, sem sofrerem qualquer tipo de discriminação.
IV - Esse processo, que é normativo, tende, portanto, a criar cisões sociais e processos discriminatórios, na medida que classifica e qualifica indivíduos como normais e outros como fora dos padrões dessa normalidade.
Respostas
respondido por:
0
esse processo é normativo tende portanto a criar custos
respondido por:
3
Resposta:
V-V-F-V
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás