1) Explique a ""teoria da integração social"" proposta por Durkheim. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________2) Em que consiste o funcionalismo e por que Durkheim está em sintonia com essas ideias?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________3) Explique a teoria da ação social proposta por Weber. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________4) Explique o que Marx entende por ""modo de produção"". ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________5) Explique a teoria da acumulação proposta por Marx. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Respostas
Resposta:
1)A Teoria da Integração Social
Estritamente falando, a integração social, para Durkheim, promove um sentido de significado e propósito para a vida. Isto é, de acordo com Thoits (1982), a integração social leva ao suporte social, protegendo a pessoa contra problemas que podem levar a comportamentos desviantes
2)Émile Durkheim e o funcionalismo
O método de investigação durkheimiano procurava observar e entender qual a função que essas estruturas que formam a sociedade e a influência que exercem no funcionamento e coesão social. ... Na visão durkheimiana, as estruturas e funções sociais não são elementos isolados.
3)
A ação social, segundo o sociólogo alemão Max Weber, remete a um tipo de conduta do indivíduo que reflete sentido tanto para ele quanto para aqueles que são afetados. ... Ou seja, o sujeito pratica uma ação e espera uma resposta do outro. O ato de escrever uma carta, por exemplo, é tido como uma ação social.
4)
Conceito central da teoria marxista, o modo de produção caracteriza a articulação, capaz de se reproduzir, entre as forças produtivas e as relações de produção, constituindo a base ou a infraestrutura da formação económica e social. ... De salientar que Marx refere ainda um outro modo de produção, o asiático.
5)Segundo Marx: “A parte do capital convertida em força de trabalho em contraposição muda o seu valor no processo de produção. Ela reproduz seu próprio equivalente e, além disso, produz um excedente, uma mais-valia que ela mesma pode variar, ser maior ou menor.