mente com os filósofos modernos (a partir do século XVII) não se pretende dizer que antes deles o problema do conhecimento não havia ocupado outros filósofos, e sim que, parQuando se diz que a teoria do conhecimento tornou-se uma disciplina específica da Filosofia soa os modernos, a questão do conhecimento foi considerada anterior à da ontologia e pré-condição ou pré-requisito para a Filosofia e as ciências.
De acordo com o enunciado, sobre a teoria do conhecimento é correto dizer que:
( ) antes dos modernos, os gregos possuíam uma teoria do conhecimento.
( ) surge com os modernos, estes foram os únicos a se preocupar com o conhecimento.
( ) os antigos perguntavam “o que é possível conhecer”; os modernos “o que é o conhecimento”.
( ) os modernos irão revisar o conhecimento dos antigos.
1.1 Antes de abordar o conhecimento verdadeiro, Bacon e Descartes examinaram exaustivamente as causas e as formas do erro, inaugurando um estilo filosófico que permanecerá na Filosofia, isto é, a análise dos preconceitos e do senso comum. Bacon elaborou uma teoria conhecida como a crítica dos ídolos (a palavra ídolo vem do grego eidolon e significa imagem). Descartes, como já mencionamos, elaborou um método de análise conhecido como dúvida metódica. De acordo com Bacon, existem quatro tipos de ídolos ou de imagens que formam opiniões cristalizadas e preconceitos, que impedem o conhecimento da verdade:
A partir da teoria dos ídolos elaborada pelo filósofo Francis Bacon relacione: (ídolos da caverna; ídolos do fórum; ídolos do teatro; ídolos da tribo)
as opiniões que se formam em nós por erros e defeitos de nossos órgãos dos sentidos. São os mais fáceis de corrigir por nosso intelecto; ( )
são as opiniões que se formam em nós como consequência da linguagem e de nossas relações com os outros. São difíceis de vencer, mas o intelecto tem poder sobre eles;
( )
são as opiniões formadas em nós em decorrência dos poderes das autoridades que nos impõem seus pontos de vista e os transformam em decretos e leis inquestionáveis. Só podem ser refeitos se houver uma mudança social e política; ( )
são as opiniões que se formam em nós em decorrência de nossa natureza humana; esses ídolos são próprios da espécie humana e só podem ser vencidos se houver uma reforma da própria natureza humana. ( )
1.2 (...) Visto que o entendimento situa o homem acima dos outros seres sensíveis e dá-lhe toda vantagem e todo domínio que tem sobre eles, seu estudo consiste certamente num tópico que, por sua nobreza, é merecedor de nosso trabalho de investigá-lo. O entendimento, como o olho, que nos faz ver e perceber todas as outras coisas, não se observa a si mesmo; requer arte e esforço situá-lo à distância e fazê-lo seu próprio objeto.
O trecho acima faz parte do ‘Ensaio sobre o entendimento humano’ do filósofo John Locke. Sobre o exposto acima assinale o que for correto:
( ) o filósofo compara o entendimento ao olho humano que jamais pode se ver vendo.
( ) o filósofo situa o entendimento como superior a todas as coisas.
( ) para ele é impossível o entendimento voltar-se sobre si mesmo.
( ) a teoria do conhecimento seria um esforço para se compreender o próprio entendiento.
1.3 Sabendo que a modernidade inaugura o sujeito epistemológico do conhecimento, que este estabelecera do saber a partir dessa relação com os objetos do mundo, assinale o que for correto:
( ) o primeiro filósofo moderno será René Descartes justamente porque inaugura o sujeito do conhecimento.
( ) David Hume inicia a modernidade ao questionar os postulados das ciências.
( ) a teoria do Conhecimento foi iniciada por John Locke para repensar os saberes da antiguidade.
( ) com os modernos os objetos do conhecimento encontra-se nitidamente separados do sujeito.
1.4 A primeira tarefa que os modernos se deram foi a de separar fé de razão, considerando cada uma delas destinada a conhecimentos diferentes e sem qualquer relação entre si. A segunda tarefa foi a de explicar como a alma consciência, embora diferente dos corpos, pode conhecê-los. Consideraram que a alma pode conhecer os corpos porque os representa intelectualmente por meio das ideias e estas são imateriais como a própria alma. A terceira tarefa foi a de explicar como a razão e o pensamento podem tornar-se mais fortes do que a vontade e controlá-la para que evite o erro.
A passagem acima está tratando do das principais características do pensamento filosófico moderno, sobre elas aponte o que for correto:
( ) tratava-se de uma revisão geral de todos os conhecimentos anteriores.
( ) todas as questões levantadas pelos modernos tratam do conhecimento voltado sobre si mesmo.
( ) a diferença fundamental entre os modernos e os antigos é que os últimos não terão mais certeza sobre as capacidades para conhecer.
( ) para os antigos não havia como errar desde que se fizesse uso da razão, para os modernos não haverá mais essa certeza.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Eu só sei a resposta da 1.3 e da 1.4
Explicação:
1.3) resposta: o primeiro filósofo moderno será René .....
1.4)resposta: para os antigos não havia como errar....
Tenho certeza que está certa o professor Aguinaldo corrigiu hoje durante a aula
Espero ter ajudado bye...
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás