A BNCC coloca em voga a necessidade das estratégias de acolhimento dos alunos da Educação Infantil na transição para o primeiro Ano do Ensino Fundamental para que os alunos não tenham impactos negativos neste momento de transição, visto que são etapas da Educação Básica com dinâmicas diferentes. Diante do exposto leia e analise o estudo de caso a seguir:
Uma equipe de professores do último ano da Educação Infantil de uma escola do Rio de Janeiro resolveu propor no planejamento pedagógico do segundo semestre várias ações voltadas à adaptação dos alunos para o Ensino Fundamental, tendo em vista que essa transição é prevista na Base Nacional Comum Curricular.
Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo quanto as proposições da equipe de professores:
I. Conclusão de todo conteúdo previsto para a educação infantil a fim de encerrar esse ciclo de aprendizagem possibilitando o início de um novo ciclo de conhecimento com conteúdo totalmente diferenciado do que o acessado na educação infantil.
II. Passeio nas dependências do ensino fundamental, séries iniciais, para um primeiro contato das crianças da educação infantil com o espaço físico que irão frequentar a partir do próximo ano, reduzindo assim a ansiedade dos alunos por esse novo momento em suas vidas escolares.
III. Visita da coordenadora e das professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental nas salas de aula do último ano da educação infantil, acolhendo assim emocionalmente as crianças nessa transição dentre os segmentos da educação básica.
IV. Proposição de uma rotina completamente diferenciada para os alunos da educação infantil ao ingressarem no ensino fundamental, delimitando assim psicológica e didaticamente as diferenças entre os segmentos e propostas pedagógicas pertinentes ao novo momento escolar.
É correto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
II e III
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás