• Matéria: História
  • Autor: elisangelab
  • Perguntado 3 anos atrás

Sobre os acontecimentos do contexto da República Romana, leia o trecho a seguir:


“[...] mesmo quando Aníbal marchou sobre a Itália e havia dúvidas quanto a como resolver o problema da guerra. Com o tempo, os esforços de Fábio, Marcelo e outros impediram a vitória dos cartagineses, porém a soma das suas realizações ainda era essencialmente no sentido de evitar que Roma perdesse o conflito. Campanhas na Hispânia, Sicília e Macedônia impediram que reforços e suprimentos chegassem ao exército de Aníbal, apoiando, dessa forma, o esforço de guerra dos romanos. Mesmo assim, no final, esses dramas se mostraram decisivos para as vitórias de Roma na Hispânia e na Sicília, as quais tornaram possível a invasão da África, que, por sua vez, forçou o retorno de Aníbal e, em última instância levou à capitulação de Cartago.”

GOLDSWORTHY, Adrian. Em Nome de Roma: os conquistadores que formaram o Império Romano. São Paulo: Planeta, 2020, p. 59-60



Com base na leitura do trecho, analise as afirmações que seguem:


I. O trecho faz referência aos sucessivos conflitos decorrentes no período republicano romano, que ficaram conhecidos como Guerras Púnicas.

II. O trecho deixa elucidado que os conflitos de Roma contra Cartago não eram fáceis, e havia dúvidas se cartagineses ou romanos sairiam vitoriosos.

III. É possível afirmar que Aníbal, um general de Roma, não mediu esforços para invadir o norte da África, região onde se encontrava a cidade de Cartago.

IV. Os nomes mencionados, Fábio e Marcelo, foram de homens que lutaram ao lado dos romanos, e se utilizaram de distintas táticas militares para alcançar a vitória romana.


Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I e II.


Alternativa 2:

II e III.


Alternativa 3:

III e IV.


Alternativa 4:

I, II e IV.


Alternativa 5:

II, III, IV.

Olá colegas, pra mim a que faz mais sentido é a resposta da alternativa 4, pois a III ao ler verá que tem uma pegadinha pois Aníbal não foi general de Roma, mas sim de Cartago.

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
2

Considerando os acontecimentos do contexto da República Romana, temos que a alternativa correta é a 4: I, II e IV.

Afirmativa I está correta. O texto aborda os diversos conflitos denominados de Guerras Púnicas que ocorreram durante o período da República Romana.

Afirmativa II está correta. Um dos conflitos mais difíceis foi o entre Roma e Cartago, pois não se chegou à certeza de qual povo sairia vitorioso.

Afirmativa III está incorreta. Aníbal foi um general de Cartago e não de Roma, sendo o responsável pela invasão do norte africano.

Afirmativa IV está correta. Alguns soldados que lutaram no lado de Roma em sua vitória foram Fábio e Marcelo.

Bons estudos!

Perguntas similares