Respostas
Resposta:
Dopamina
Controla a estimulação e os níveis do controle motor. Quando os níveis estão baixos existe a limitação motora, como por exemplo, no mal de Parkinson, Presume-se que a cocaína e a nicotina atuam liberando uma quantidade maior de dopamina na fenda sináptica. A cocaína inibe a enzima monoamina oxidase (MAO), neuronal da recaptação e estimula a liberação de noradrenalina e dopamina.
Serotonina
Possui forte efeito no humor, memória, aprendizado, alimentação, desejo sexual e sono reparador. A falta desse neurotransmissor está associada com transtornos depressivos, alimentares, sexuais e insônia. Para sua boa produção é importante o consumo de triptofano, uma boa rotina de 6 a 8h de sono e exercícios regulares.
Acetilcolina
A acetilcolina (ACh) controla a atividade de áreas cerebrais relacionadas à atenção, aprendizagem e memória. É liberada pelos núcleos colinérgicos e é responsável pelo sistema parassimpático atuando na junção neuromuscular para contrair músculos esqueléticos e contrair o sistema digestivo e excretor, efeito oposto ao da adrenalina.
Noradrenalina
A noradrenalina (NA) induz a concentração, excitação física e mental e conduz ao bom humor. A produção é centrada na área do cérebro chamada de Cerúleo, e atua na sensação de “prazer”. Sua falta está associada a transtornos depressivos.
Glutamato
O principal neurotransmissor excitatório do sistema nervoso que está associado com aprendizagem e memória. O glutamato atua em duas classes de receptores: os ionotrópicos (que quando ativados exibem grande condutividade a correntes iônicas) e os metabotrópicos (agem ativando vias de segundos mensageiros). Os receptores ionotrópicos de glutamato do tipo NMDA são implicados como protagonistas em processos cognitivos que envolvem a destruição de células.
GABA – Ácido gama-aminobutírico
O GABA é o principal neurotransmissor inibidor no sistema nervoso central. É sintetizado a partir do glutamato, o principal excitatório. Está associado com a redução de ansiedade e aumento da sensação de “calma”.
Ocitocina
É produzida no hipotálamo e está associada com contrações musculares uterinas, mas também com o sentimento de amor – a Ocitocina modula a sensibilidade ao medo. Aumenta atitutes positivas.
Endorfina
Substância química associada com aumento de disposição física e mental. Alivia dores e melhora a concentração e o sistema imunológico. Está associada com a liberação de hotmônio do crescimento (HC) e a adrenocorticotrófico (ACTH) que estimula a produção de adrenalina e cortisol.
entre outros