• Matéria: Biologia
  • Autor: consuelo9081
  • Perguntado 3 anos atrás

Muito embora apresentem significados distintos droga e fármaco são amplamente utilizados como sinônimos na classe médica. Nos últimos anos vimos surgir drogas como a maconha ser utilizada para fins terapêuticos como no tratamento de crises convulsivas, isso faz com que os termos se confundam ainda mais. Drogas de ação preventiva, ação paliativa ou curativa no organismo doente, essa definição é referente a qual termo citado abaixo? Escolha uma: a. Droga. b. Fisioterapia. c. Acupuntura. d. Terapia. e. Fármaco.


julianadm232311: ACREDITO SER LETRA

Respostas

respondido por: julianadm232311
0

Resposta:

Explicação:

LETRA E FARMACO

As propriedades medicinais da Cannabis sativa têm sido relatadas por muitos séculos para o tratamento de diversos distúrbios e, mais recentemente, para o tratamento da dor. O objetivo deste estudo foi revisar os principais avanços na farmacologia do sistema endocanabinóide e no potencial uso terapêutico de alguns compostos canabinóides no tratamento de diversas formas de dor.

CONTEÚDO:

Foi realizada uma busca nos bancos de dados Pubmed, Scielo e Lilacs, identificando-se estudos e revisões da literatura sobre a farmacologia e o uso terapêutico de substâncias canabinóides em dor. Nessa busca foram utilizadas as seguintes palavras-chaves: Cannabis sativa, tetra-hidrocanabinol, canabidiol, sativex®, cannador®, canabinóides, endocanabinóide, dor e dor neuropática. Os canabinóides sintéticos e os extratos de Cannabis sativa apresentaram efeito analgésico em diversos ensaios clínicos, sugerindo um potencial papel no tratamento da dor, em particular naquela de origem neuropática. Os canabinóides sintéticos e os extratos de Cannabis sativatambém apresentaram efeitos ansiolíticos quando usados como adjuvantes no tratamento da dor no câncer, na artrite reumatoide e na esclerose múltipla. Porém, efeitos adversos significativos, como euforia, depressão e sedação limitam o uso clínico desses agentes canabinóides.

CONCLUSÃO:

Um melhor conhecimento sobre a farmacologia do sistema endocanabinóide, juntamente com os resultados dos estudos envolvendo o tratamento da dor com substâncias de natureza canabinóide, podem ser de grande valor para o desenvolvimento de fármacos que permitam um avanço significativo na terapêutica de pacientes portadores de síndromes dolorosas, em particular nos casos de difícil controle. Porém, mais estudos são necessários para confirmar esses resultados e determinar a segurança desses compostos.

Descritores:

Cannabis; Dor; Endocanabinóides; Farmacologia; Tratamento

Perguntas similares