A Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) enfrentou uma das maiores crises hídricas de sua história em 2014. Possuindo 39 municípios e mais de 20 milhões de habitantes, a RMSP teve disponibilidade anual média dez vezes menor que a recomendada pela ONU para satisfação das necessidades básicas de uma pessoa. Além da limitada disponibilidade natural de água, essa região metropolitana sofre com altos índices de desperdício, degradação ambiental, ocupação irregular do solo e poluição dos recursos hídricos. Sobre como as transformações em ambientes urbanos interferem no regime hídrico, é CORRETO afirmar que: A. a impermeabilização do solo via asfalto e concreto interfere na capacidade de absorção da água das chuvas pelo solo, dificultando a devida recarga dos lençóis freáticos. B. a sazonalidade das chuvas é um fenômeno estritamente natural, de modo que a estiagem torna as cidades muito dependentes da água contida em reservatórios. C. o desmatamento aumenta a capacidade do solo de reter umidade por deixá-lo exposto e, por isso, garante a recarga adequada dos reservatórios de água e lençóis freáticos. D. os vazamentos, as instalações irregulares e o desperdício nas esferas públicas e privadas são fatores que pouco interferem em cenários de estresse hídrico em regiões metropolitanas.
Respostas
respondido por:
1
A Região Metropolitana de São Paulo vivencia processos ambientais cada vez mais caracterizados pela degradação, em decorrência da intensa atividade humana neste território.
Sobre a incidência de enchentes, pode-se mencionar que a impermeabilização do solo, motivada pelo solo cada vez mais asfaltado, e pela retirada da cobertura vegetal deste ambiente, gera desastres ambientais cada vez mais frequentes. Assim, assinala-se a letra A como correta.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás