Leia com atenção os versos a seguir de Oswald de Andrade, um dos principais representantes da primeira geração do modernismo brasileiro:
Vício da fala
Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados.
Sobre o poema de Oswald de Andrade, é correto afirmar:
a.
Oswald, como outros modernistas da primeira fase, defendia o uso da coloquialidade nos textos escritos como modo de alcançar uma linguagem genuinamente brasileira.
b.
O poema de Oswald tece uma crítica sobre o emprego da coloquialidade nos textos da literatura brasileira. De acordo com o poema, essa coloquialidade subverte a norma culta da língua.
c.
O título “Vício da fala” remete à falha dos brasileiros ao reproduzir erradamente fonemas complexos. Essa simplificação das palavras, segundo o poeta, é prejudicial para o idioma.
d.
Aqueles que subvertem a norma culta ao falar “mio”, em vez de milho, “mió” em vez de melhor, “pió” em vez de pior, “teiado” em vez de telhado estão prejudicando totalmente o entendimento da mensagem.
e.
O poeta despreza a linguagem que leva em consideração os diferentes registros da língua portuguesa.
Respostas
respondido por:
1
a.
Oswald, como os demais modernistas da primeira fase, defendia o uso da coloquialidade nos textos escritos como maneira de alcançar uma linguagem genuinamente brasileira, linguagem que levasse em consideração os diferentes registros da língua portuguesa.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás