Respostas
Resposta:
s répteis e os anfíbios são animais pecilotérmicos (sangue frio) com grande importância para o equilíbrio ambiental, mas infelizmente a maioria das pessoas desconhece isso e em razão de crendices e superstições matam muitos desses animais.
É importante saber que o Brasil é o país que apresenta a maior riqueza de espécies de anfíbios, e com relação aos répteis, perdemos apenas para a Austrália. Porém, novas espécies de répteis estão sendo descritas em nosso país e, assim, especialistas acreditam que em breve ele ocupará o primeiro lugar, sendo então o país que abriga a maior riqueza de espécies de anfíbios e também de répteis. Esse fato aumenta muito a responsabilidade de nosso país em relação à preservação dessas espécies, principalmente diante de fatos que evidenciam a redução populacional desses grupos em várias partes do Planeta.
A principal ameaça à herpetofauna (totalidade de espécies de répteis e anfíbios existentes em uma região) é o desmatamento, e segundo o pesquisador Vinícius da Silva, professor da Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais, “A redução de florestas significa redução da água, um recurso particularmente importante para os anfíbios, pois a maioria depende dela para se reproduzir”
Explicação: